Após o frio na quinta-feira no período noturno e a volta da chuva, as temperaturas irão subir em todas as regiões do Paraná, a previsão para o Norte é de até 40ºC no domingo, em Curitiba, a Simepar prevê 30ºC na segunda-feira, um veranico, depois a previsão é de mais dois dias de friaca devido a uma frente fria.
A Simepar alerta que o fim de semana será marcado por calor intenso e temporais isolados, com chances de granizo em algumas cidades no norte devido ao calor intenso.
O forte aquecimento na tarde de domingo, com temperaturas podendo chegar aos 40°C, antecede a aproximação de uma frente fria prevista para a manhã de segunda-feira (6), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Outubro, até então, tem registrado temperaturas amenas no Paraná. Desde o dia 1º não houve temperaturas mínimas abaixo de 12°C no Estado e nem temperaturas máximas acima de 31°C. Nesta sexta-feira (03), as regiões Oeste e Sudoeste estão com chuva persistente desde o início da madrugada. Cidades como Cruzeiro do Iguaçu e Planalto (estação do INMET) registraram acumulados de chuva acima dos 10 mm antes das 8h.
Também chove nos Campos Gerais, na faixa Leste, e de forma mais isolada no Norte e Noroeste. Ao longo do dia, aberturas de sol durante a tarde no interior favorecem a elevação das temperaturas. No Oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, os termômetros podem ultrapassar a marca dos 30°C. Já na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral e Campos Gerais, a chuva fica persistente nesta sexta-feira e pode se intensificar no período da tarde e da noite, com possibilidade de trovoadas isoladas.
No sábado, a chuva deve ocorrer principalmente na madrugada, e de forma isolada durante a tarde e a noite – período de maior aquecimento. “Nesse período há condições para ocorrência de temporais no Centro-Sul, Sudeste e também na Região Metropolitana de Curitiba, com possibilidade para rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo”, ressalta Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Já no domingo, o sol predomina e as temperaturas sobem bastante em todas as regiões paranaenses. O aquecimento maior será no Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro, onde as máximas podem chegar a 38°C e até mesmo 40°C em algumas cidades. Nas outras regiões as temperaturas também devem ficar acima de 30°C durante a tarde – até mesmo na Capital, que pode chegar a 32°C.
O forte aquecimento antecede a aproximação de uma frente fria. Na segunda-feira pela manhã, o aumento de nuvens e chuvas começa no Noroeste, Oeste, Sudoeste e no Centro-Sul paranaense. “Essas instabilidades avançam ao longo do dia, atuando principalmente nas regiões da metade sul paranaense, e de forma mais isolada na metade norte, com possibilidade para temporais, justamente porque nas áreas da metade norte as temperaturas ainda se mantêm elevadas”, explica Furlan.
O cenário de aquecimento e temporais isolados é característico de primavera e deve permanecer ao longo do mês.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Coritiba pode dar um passo gigante à Série A
Comemorações do Dia das Crianças começam neste sábado em Curitiba
Futebol brasileiro irá parar para torneios Fifa
Série D de 2026 terá quatro times paranaenses
Levou marteladas, tomou gasolina e parou no hospital
Como pegar no sono depois de acordar no meio da noite
Criminosos levavam 23 quilos de droga em fundo falso
UEM tem concurso público com salário de até R$ 7,6 mil
Equipes de ponta do futebol brasileiro jogarão menos jogos a partir de 2026
Show de 50 anos da Blindagem será mostrado na TV Paraná Turismo
Foi dar uma volta de bike e levou chumbo
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Assembleia Itinerante mostra como a Alep interage com a população
Prefeitos do União Brasil de malas prontas
Ricardo Arruda se diz perseguido pela esquerda
Alexandre Curi se reúne com prefeitos da Amunop
Paulo Martins vê 2026 como um divisor de águas
Rosane Ferreira pode despendurar as chuteiras
Artagão Junior mostra força na Assembleia Itinerante de Guarapuava
Audiência Pública da licitação do transporte teve contestação