sábado, setembro 27, 2025
spot_img
HomeNewsPolícia Científica avança na solução de crimes

Polícia Científica avança na solução de crimes

spot_img

Uma marca de bota registrada no chão de uma cena de homicídio no interior do Paraná se tornou peça central para a identificação de um suspeito. O vestígio, revelado pelo sangue da vítima, apresentou o mesmo desenho da sola de um calçado usado pelo suspeito no momento do crime, permitindo aos peritos estabelecer uma conexão direta entre o local e o investigado.

O crime aconteceu em agosto e reforça como elementos aparentemente discretos podem se transformar em provas relevantes. Especialistas responsáveis pela perícia explicam que manchas, impressões de pés ou mãos, resíduos deixados por objetos e até arranhões em superfícies são analisados em detalhes.

“Os fatos teriam ocorrido na noite anterior, então quando a equipe chegou ao local, o sangue que sustentava a impressão do solado já estava seco. A marca da bota estava bem visível e a impressão ainda apresentava outros detalhes, como sulcos. Com a análise, vimos que as características correspondiam à bota que o suspeito usava, considerando orientação, dimensão e outros elementos”, explica o perito oficial da Polícia Científica do Paraná (PCIPR), Jeronimo de Alencar Nogueira.

Para chegar à conclusão, os peritos avaliam a pegada considerando forma, profundidade, orientação, dimensão e detalhes da sola, como logomarcas — que, no caso, estava em evidência. Além disso, também é feita uma consulta em catálogo de modelos da marca para confirmar a compatibilidade. Todo o contexto é levado em conta, junto a laudos necroscópicos, exames laboratoriais, imagens, depoimentos e demais elementos investigativos da Polícia Civil.

O episódio ainda exemplifica um princípio fundamental na criminalística: todo contato deixa uma marca. No caso, o suspeito deixou no local uma impressão única do solado de sua bota, visível pelo sangue da vítima, que permitiu relacioná-lo diretamente à ocorrência. Ao mesmo tempo, ele carregou consigo vestígios da cena, como sangue, que poderão ser analisados em laboratório para confirmar vínculos e complementar a investigação.

“O reconhecimento desse vínculo serve como um elemento fundamental para demonstrar a ocorrência do crime e apontar sua autoria”, explica o perito.

Após a finalização do inquérito e apresentação dos elementos da investigação, o suspeito foi denunciado pelo Ministério Público por feminicídio e segue sob custódia da Polícia Penal do Paraná (PP-PR).

MANCHAS, IMPRESSÕES E VESTÍGIOS – Além das impressões de calçados, os peritos avaliam uma série de outros elementos que ficam preservados no local de um crime. Manchas de sangue, resíduos de disparos, fragmentos de vidro, fibras e até pequenos arranhões em superfícies podem revelar como os fatos aconteceram.

No caso específico do sangue, a análise pericial considera o contexto do local, como a posição das manchas, sua forma e dispersão, informações que ajudam a compreender a sequência dos eventos. Esses elementos são interpretados junto a laudos laboratoriais, exames de DNA e outros procedimentos forenses, garantindo que as conclusões sejam precisas e confiáveis.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:

Athletico embala e pode chegar ao G4

Londrina busca vitória em Caxias valendo vaga na Série B

Produtos que imitam queijo e lácteos terão que alertar o consumidor

Policial Civil com álcool nas veias atira em desafeto pelas costas

Sangue jorra na praça e vítima é socorrida de helicóptero

Ladrões de cemitério pedem perdão ao pé da cruz

Mata a madrasta por não deixar usar máquina de lavar

Frente fria traz chuvas para o Paraná e risco de temporais na faixa Oeste

Curitiba tem atividades para crianças como escalada, piscinas e lazer

Haru Matsuri embarca no mundo do cosplay e do mangá

Cientistas criam bateria que desintegra depois de utilizada

O que faz a gente ficar parado mesmo com a rotação da Terra?

Horóscopo de 27 de setembro de 2025

Óbitos de Curitiba em 26 de setembro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:

Rafael Greca não deve apoiar Ratinho Junior para presidente

Paulo Martins assume a Prefeitura de Curitiba

Cristina Graeml vai se dar bem no Centrão?

Eduardo Pimentel entrega LOA com arrecadação de R$ 15,42 bilhões

Ratinho Junior apresenta potenciais do Estado a empresários espanhóis

Assembleia Itinerante de Fazenda Rio Grande recebe demandas da população

30ª edição da Assembleia Itinerante apresenta pedidos em saúde, educação e obras viárias

Sanepar vai expandir atuação no Brasil e no exterior

Como se divertir no final de semana em Curitiba

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas