sexta-feira, setembro 26, 2025
spot_img
HomeCiênciaCientistas criam bateria que desintegra depois de utilizada

Cientistas criam bateria que desintegra depois de utilizada

spot_img

Normalmente se espera que uma bateria seja resistente e duradoura, como anunciam praticamente todas as propagandas, mas pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) divulgaram no fim de agosto o desenvolvimento de um material inovador para baterias de veículos elétricos que pode mudar completamente esse conceito.

Trata-se de uma substância auto-organizável que tem a capacidade de se dissolver e se desintegrar sob comando, o que pode transformar profundamente o processo de reciclagem. A relevância é enorme, pois os veículos elétricos têm papel central em um futuro mais limpo e sustentável, mas levantam uma questão preocupante: o que fazer com milhões de baterias gigantes quando chegam ao fim de sua vida útil? O problema é que as baterias atuais não foram projetadas para serem desmontadas facilmente.

Hoje, os métodos de reciclagem mais comuns envolvem triturar toda a peça e utilizar produtos químicos agressivos em conjunto com altas temperaturas para extrair os materiais valiosos, um procedimento caro, complexo e poluente, conforme descreve a Institution of Mechanical Engineers.

O time do MIT propôs inverter essa lógica ao criar uma bateria de estado sólido concebida já com foco em facilitar a reciclagem. O segredo está no uso de moléculas conhecidas como anfifílicas de aramida, que têm a capacidade de se auto-organizar em contato com a água, formando uma estrutura resistente, estável e capaz de conduzir eletricidade.

O diferencial surge ao final da vida útil: basta mergulhar o dispositivo em um solvente orgânico para que o material se dissolva e toda a bateria se desmonte em seus componentes básicos, prontos para serem reaproveitados, sem necessidade de trituração nem uso de substâncias agressivas. Isso pode tornar a reciclagem mais acessível, eficiente e segura, evitando que materiais tóxicos contaminem o solo e a água e reduzindo ainda a dependência de operações de mineração arriscadas para a obtenção de novos insumos.

Essa inovação se soma a outros avanços no setor de baterias, como novos processos de fabricação que aumentam a segurança e a potência de modelos de lítio-enxofre. Enquanto alguns pesquisadores concentram esforços na reciclagem e no reuso de partes, outros buscam ampliar a eficiência e a vida útil de alternativas mais baratas, tudo como parte de um esforço conjunto para aumentar a sustentabilidade dos veículos elétricos.

Embora a tecnologia do MIT ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento, ela representa um avanço promissor. Quanto mais consumidores optarem por veículos elétricos, menor será a quantidade de poluição que aquece a atmosfera, tornando soluções inteligentes de reciclagem como essa cada vez mais essenciais.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:

Coritiba não mete medo em nenhum time do G4

Terceirona esquenta com vitórias do REC e do Araucária

O que acontece se nenhum time vencer no grupo do Londrina

Agricultor vai ao hospital com uma estaca no pescoço

Ex-pastor passa por cima da biblia e mata a ex por ciúmes

Pai descobre que filho é gay e fica louco

Assembleia nos Bairros realiza 5,4 mil atendimentos

Mais de 6 mil Exoplanetas já foram descobertos

Fio dental ou irrigador oral, qual é melhor?

Equipe de rede nacional de TV passa uma semana em São José dos Pinhais

Horóscopo de 26 de setembro de 2025

Óbitos de Curitiba em 25 de setembro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:

Qual o impacto da união de Sergio Moro com Cristina Graeml?

Eduardo Pimentel entrega LOA com arrecadação de R$ 15,42 bilhões

Equipe de rede nacional de TV passa uma semana em São José dos Pinhais

Guto Silva busca soluções para o Paraná na Arábia Saudita

Ricardo Gomyde deixou a esquerda para trás?

Suplente de senador pode disputar eleição proporcional

PDT se movimenta para montar chapa na proporcional

Alep realiza audiência pública das metas do PPA

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas