terça-feira, novembro 4, 2025
spot_img
HomeCuritibaPrimavera começa com friaca, mas estação será de calor e temporais

Primavera começa com friaca, mas estação será de calor e temporais

spot_img

A primavera de 2025 terá início na próxima segunda-feira (22), às 15h19, e se estenderá até 21 de dezembro, às 12h03. De acordo com o Simepar, a nova estação será marcada por temperaturas acima da média, ondas de calor em alguns períodos e alternância entre estiagens prolongadas e temporais intensos. Os primeiros dias devem registrar chuva e marcas amenas, mas a tendência é de aquecimento progressivo.

Com dias cada vez mais longos e quentes em direção ao verão, a estação será influenciada por um episódio de La Niña de baixa intensidade, previsto para persistir até o primeiro trimestre de 2026. Normalmente, o fenômeno reduz o volume de precipitações no Sul do país, especialmente na transição para o verão.

O meteorologista Leonardo Furlan explica que a situação poderá ser amenizada pela temperatura acima do normal no Atlântico Sul Subtropical. O aquecimento anômalo do oceano deve aumentar a disponibilidade de umidade, favorecendo o transporte de vapor d’água para o leste do Paraná e mantendo os acumulados próximos da média histórica nessa faixa.

Modelos climáticos apontam também aumento na frequência de eventos extremos, como tempestades rápidas acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Esses episódios devem ocorrer em contraste com intervalos secos mais longos, exigindo atenção de agricultores, setor energético e serviços de defesa civil.

A previsão indica que, embora o efeito da La Niña tenda a trazer períodos de estiagem, a influência oceânica poderá equilibrar o regime de chuvas em parte do estado, reduzindo o risco de seca acentuada em áreas estratégicas para a produção agrícola e o abastecimento hídrico.

De acordo com o Simepar, a chuva na primavera de 2025 deverá ser dentro a ligeiramente abaixo da média histórica no Interior do Paraná, com destaque para as regiões que fazem divisa com Santa Catarina. No Litoral, a expectativa é de chuva dentro da média no trimestre. 

“Dezembro será um mês mais seco, com períodos longos sem ocorrência de precipitação consistente, com um padrão de chuvas mais irregulares. Além disso, vale destacar que faz parte da climatologia da primavera a ocorrência de temporais severos (com chuva intensa, rajadas de vento fortes, incidência elevada de descargas atmosféricas e queda de granizo)”, lembra Furlan.

Já a temperatura média do ar ficará dentro a acima da climatologia no interior paranaense e dentro a ligeiramente acima da média na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, com previsão da ocorrência de alguns episódios de ondas de calor, principalmente em outubro e dezembro.

CHUVAS E TEMPERATURAS MÉDIAS – Depois de um mês de agosto historicamente seco, a primavera marca a volta das chuvas ao Paraná, frequentemente causadas pela passagem de sistemas frontais (frentes frias e/ou quentes), áreas de baixa pressão entre o Paraguai e o nordeste da Argentina, e de outros sistemas de precipitação, de curta duração, que se desenvolvem no estado em função das temperaturas altas e do maior conteúdo de umidade no ar em áreas próximas dos países e estados vizinhos.

“Nesta estação é esperado a atuação dos chamados Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM), que são aglomerados de nuvens de tempestades que se formam na região do Paraguai e entram no Paraná ou se desenvolvem no estado”, explica Furlan. 

As temperaturas médias mensais também apresentam aumento em seus valores médios durante a estação. As regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral apresentam os maiores valores de temperaturas mínimas e máximas da primavera.

Historicamente, em outubro, o Litoral tem um volume de chuva entre 148 mm e 227 mm, e temperaturas mínimas e máximas médias de 17,6°C e 25,2°C, respectivamente. Em novembro, o Litoral tem volumes de chuva entre 138 mm e 220 mm, e temperaturas entre 18,7°C e 26,7°C. Em dezembro, o volume de chuva aumenta e vai para 206 mm a 295 mm. As temperaturas ficam entre 20,4°C e 29°C.

Já na Região Metropolitana de Curitiba, em outubro, o volume de chuvas fica entre 100 mm e 190 mm, e as temperaturas entre 14,1°C e 24,7°C. Em novembro, a RMC possui um volume de chuvas entre 86 mm e 132 mm, com temperaturas entre 15°C e 26°C. Em dezembro, a região tem volumes de chuva entre 79 mm e 183 mm, e temperaturas entre 16,8°C e 27,7°C.

Na região central, em outubro, o volume de chuvas fica entre 131 mm e 226 mm, e as temperaturas entre 14,5°C e 26,1°C. Em novembro, a chuva fica entre 94 mm e 166 mm, e as temperaturas entre 15,4°C e 27,1°C. Em dezembro, a chuva fica entre 115 mm e 209 mm, e as temperaturas entre 16,9°C e 28,1°C. 

No Sul do Paraná, o volume de chuvas em outubro é de 165 mm a 264 mm, e as temperaturas ficam entre 13,6°C e 24,8°C. Em novembro, a chuva fica entre 91 mm e 179 mm, e as temperaturas entre 14,6°C e 26,3°C. Em dezembro, a chuva fica entre 120mm e 192 mm, e as temperaturas entre 16,1°C e 27,6°C. 

No Sudoeste, a chuva em outubro fica entre 141 mm e 306 mm, e as temperaturas entre 15,8°C e 27,3°C. Em novembro, a chuva fica entre 86 mm e 172 mm, e as temperaturas entre 16,7°C e 28,7°C. Em dezembro, o volume de chuvas fica entre 91 mm e 241 mm, e as temperaturas entre 18,3°C e 29,6°C. 

No Oeste, em outubro, o volume de chuvas fica entre 120 mm e 236 mm, com temperaturas entre 17,9°C e 30°C. Em novembro, a chuva fica entre 101 mm e 199 mm e as temperaturas entre 18,4°C e 30,5°C. Em dezembro, a chuva fica entre 90 mm e 196 mm e as temperaturas entre 19,9°C e 31,2°C.

Por fim, no Norte, em outubro ou volumes de chuva ficam entre 90 mm e 220 mm, com temperaturas entre 17,8°C e 29,7°C. Em novembro a chuva fica entre 100 mm  181 mm e as temperaturas entre 18,4°C e 30,1°C. Em dezembro a chuva fica entre 101 mm e 214 mm, e as temperaturas entre 19,8°C e 30,6°C.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná

Sete Facções agem no Paraná, segundo o MP-PR

Adolescente foi atingida por bala perdida no Paraná

Homem é preso acusado de violência sexual contra enteada

Tráfico manda recado cravando picareta na cabeça de idoso

Londrina caminha para se transformar em polo de skate e ginástica

Operário não acerta o pé e nem a mão

Festival Primavera começa com toque baiano na Praça Osório

Audiência pública apresenta balanço dos 18 meses de pedágio

Horóscopo de 19 de setembro de 2025

Óbitos de Curitiba em 18 de setembro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:

Alexandre Curi confirma pretensões eleitorais para o Palácio Iguaçu

Anistia vai ser votada na Câmara Federal e no Senado

Como votou cada deputado paranaense no pedido de urgência da Anistia?

Alunos da rede estadual podem entrar em uma universidade sem fazer vestibular

Educação em Curitiba se moderniza na gestão Eduardo Pimentel

Ricardo Arruda entra em conflito com mulheres do Progressistas

RCC News, às 7h, as notícias quentes do Paraná e do Brasil

Blog divulga pesquisa falsa em Laranjeiras do Sul

Direita patrulha esquerda na comemoração da morte de Charlie Kirk

Alexandre Curi promulga na segunda novo Código de Ética da Alep

RELATED ARTICLES

12 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas