Londrina poderá ganhar dois novos espaços esportivos dedicados ao skate e à ginástica olímpica, modalidades que conquistam cada vez mais visibilidade no cenário nacional e internacional. Os projetos foram apresentados nesta quarta-feira (17) ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), durante encontro com atletas e dirigentes das respectivas confederações no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
“O Paraná se orgulha em contar com atletas tão talentosas, que representam tão bem o Brasil no cenário mundial”, disse Ratinho Junior. “Temos diversos programas de incentivo ao esporte e queremos de alguma forma contribuir para revelar cada vez mais talentos nas diversas modalidades esportivas”.
O Paraná tem tradição consolidada na ginástica rítmica, com conquistas expressivas nos últimos anos. No Mundial da modalidade realizado em agosto, no Rio de Janeiro, a seleção brasileira alcançou o melhor resultado de sua trajetória, conquistando duas medalhas de prata por equipes.
A proposta do Complexo de Treinamento em Londrina é proporcionar infraestrutura necessária para o desenvolvimento da ginástica olímpica, tanto de atletas de alto nível como para a descoberta de novos talentos. O projeto prevê uma infraestrutura moderna, áreas de recuperação e equipamentos de última geração, com a perspectiva também de receber eventos e competições nacionais e internacionais da modalidade.
“O Paraná é o estado com a maior presença na ginástica rítmica hoje, tanto que das 11 pessoas que participaram do Campeonato Mundial, sete são paranaenses, entre atletas e treinadoras. Por isso trabalhamos para trazer um complexo ao Paraná, para trazer de volta uma seleção, porque o Estado é um celeiro de ginastas”, afirmou a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Dayane Camillo, que trabalha há três anos em cima do projeto.
Apesar de ter nascido em Piracicaba (SP), a vice-campeã mundial Nicole Pircio se mudou ainda adolescente para Londrina e representa o Paraná há 10 anos na modalidade.
Londrina, que desde a década de 1970 figura como polo de desenvolvimento da ginástica, volta a ocupar posição de destaque com a proposta de novas estruturas. A cidade já sediou, entre os anos 1990 e 2000, o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Conjuntos, transferido depois para Aracaju (SE).
Em 2023, o Complexo Tarumã, em Curitiba, passou a contar com pistas profissionais do Centro Nacional de Treinamento de Skate (CNTSK8). Elas são usadas para o treinamento nas modalidades Park e Street, que estrearam na Olimpíada de Tóquio 2020 e já renderam cinco medalhas para o Brasil, inclusive o bronze do curitibano Augusto Akio em Paris 2024.
A ideia agora é replicar o projeto em Londrina para desenvolver a modalidade também no Interior do Estado. “A gente pede por uma pista de skate específica para o treinamento de alto rendimento, mas que também vai fortalecer a base do esporte, que são os praticantes do dia a dia e os iniciantes. Londrina já tem uma grande história com o skate”, afirmou Akio. “O skate é uma ferramenta de inclusão social e muitas pessoas se encontram na atividade. Ele tem a capacidade de transformar vidas, como transformou a minha”.
Na ginástica, o plano é instalar equipamentos adequados para treinos de diferentes níveis, além de programas voltados à iniciação esportiva de crianças e adolescentes. As novas instalações devem também servir como centros de referência para treinadores e técnicos, fortalecendo o intercâmbio entre clubes, escolas e federações.
A iniciativa faz parte de uma estratégia estadual de ampliar a infraestrutura esportiva, estimulando a prática de atividades físicas e revelando talentos. O governo avalia a possibilidade de integrar os novos complexos a projetos sociais que incentivem jovens em situação de vulnerabilidade a ingressarem no esporte.
PRESENÇAS – Acompanharam o encontro as ginastas Babi Domingos, Mariana Gonçalves (vice-campeã mundial), Julya Cruz (vice-campeã mundial junior), Júlia Kurunczi (campeã panamericana); a treinadora Mayara Ehlke; a vice-presidente do Comitê Técnico da Federação Internacional de Ginástica, Márcia Aversani; o presidente da CBSK e membro do Comitê Internacional do Skate, Carlos Eduardo Dias; e o coordenador do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, Fernando Johnson.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Eduardo Pimentel é o melhor prefeito do Brasil
Operário tenta entrar no trilhos da Série B contra o Botafogo
Horóscopo de 18 de setembro de 2025
Alep entrega remessa de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo
Filha mata o pai para ficar com a herança
Pistoleiros invadem duas residências em busca de jurado de morte
Polícia encontra o tronco do caso da geladeira em Tamandaré
Itaipulândia tem concurso público com salário de até R$ 21 mil
Óbitos de Curitiba em 17 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Ana Moro tem uma missão no PDT para 2026
Deputado paranaense deve relatar o projeto de anistia
PEC da Blindagem, veja como votaram os deputados paranaenses
Quais as vantagens de financimento público através de emendas parlamentares?
Secretaria das Cidades fecha milésimo convênio com prefeituras
Sergio Moro fala que o PT quer roubar a verdade dos brasileiros
Cida Borghetti pode colocar água no chope de Sergio Moro
Marcia Huçulak muda a identidade para 2026
Confisco dos créditos do cartão-transporte pode estar com os dias contados
Prefeito de Cianorte na mira da Câmara de Vereadores
Vídeo vazado de Guto Silva turbina comentários de candidatura