O fim do inverno no Estado ficará marcado por condições bem distintas, nas regiões Norte e Oeste as temperaturas ficarão acima dos 30°C durante as tardes, o Sul e o Leste do Estado terão tempo nublado e temperaturas mais amenas, em Curitiba o termômetro vai bater nos 7°C durante a noite.
A situação do tempo no Paraná só irá mudar a partir de segunda-feira, quando as temperaturas subirão 5°C, devendo variar de 31°C a 14°C, segundo a Simepar a culpa será de uma área de instabilidade no Sul, na divisa com Santa Catarina, podendo atrair tempestades.
A sexta-feira (12) começou com mínimas abaixo de 10°C em cidades do Sul e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como Lapa, São Mateus do Sul, Palmas e General Carneiro. Já em cidades da metade norte do Estado, como Paranavaí, Loanda e Apucarana, as mínimas ficaram na casa dos 20°C.
Durante a tarde, ainda faz calor nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, com máximas de mais de 30°C em cidades como Loanda, Paranavaí e Maringá, e possibilidade de pancadas localizadas e rápidas de chuva entre as faixas Central e Norte. Entre os Campos Gerais e Leste, a nebulosidade fica variável ao longo do dia, e as temperaturas máximas ficarão na faixa dos 20°C a tarde.
No sábado (13), o sol predomina na maior parte do Paraná e o calor segue à tarde no Norte e Noroeste, que terão máximas acima de 30°C. As mínimas previstas são entre 10°C e 12°C no Norte e de aproximadamente 18°C no Noroeste. No Oeste pode ocorrer maior variação de nuvens e há uma baixa possibilidade de pancadas rápidas e isoladas de chuva a tarde. No Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e RMC, principalmente em cidades como Irati, São Mateus do Sul, Palmas e General Carneiro, as mínimas podem ficar na casa dos 5°C, e as máximas devem permanecer na casa dos 20°C.
No domingo (14) e na segunda-feira (15) as mínimas nestas mesmas regiões podem subir para a faixa dos 10°C. As máximas também sobem gradativamente. No domingo (14), o céu fica um pouco mais encoberto, com algumas aberturas de sol em grande parte do Paraná. Na metade sul do Estado há a possibilidade de algumas pancadas isoladas de chuva com trovoadas.
Segundo Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar, entre o amanhecer de sábado, domingo e segunda-feira, há expectativa de maior cobertura de nuvens baixas em regiões como o Litoral, RMC, Campos Gerais e Centro-Sul do Estado. “Na segunda-feira, essas áreas também podem registrar formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia. Entre a Serra do Mar e as praias, o tempo fica mais variável, com muitas nuvens e chance de garoa ocasional, especialmente durante o fim de semana”, explica.
Mas é na segunda-feira (15), a partir da tarde, que as instabilidades ganham força, principalmente no Centro-Sul. Há risco de tempestades em municípios próximos à divisa com Santa Catarina, devido à formação de uma área de instabilidade na região Sul do Brasil. Até a terça-feira a chuva deve chegar com menos intensidade às outras regiões do Estado – inclusive a cidades do Norte, que completam quase 30 dias sem registrar uma gota de chuva. A tendência é de que as temperaturas não tenham grande oscilação na próxima semana: as máximas e mínimas devem permanecer similares às que serão registradas na segunda-feira.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
UEM abre concurso para professores
Dalton Trevisan terá destaque no Festival da Palavra
Polícia apreende mais de 100 quilos de droga
Polícia descobre “caixa forte” do Patinhas do tráfico
Cientistas descobrem como mapeamos mentalmente nossos arredores
Tem como reverter o lipedema só com dieta?
As vantagens de fazer treino abdominal em pé
Óbitos de Curitiba em 10 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Estudantes de esquerda expulsam palestrantes de direita da Federal
Sergio Moro toma posse no União Brasil Paraná na sexta-feira
PSB do Paraná pode ter uma mulher como presidente
Passe de Arnaldo Maranhão está sendo disputado por três partidos