A Polícia Civil do Paraná deflagrou na manhã desta sexta-feira (12) uma operação para cumprir 17 mandados judiciais contra suspeitos de crimes virtuais envolvendo crianças e adolescentes. As ações ocorrem em Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Jacarezinho e Bandeirantes, além de Frutal e Uberlândia, em Minas Gerais, com apoio da corporação local.
Estão sendo executadas 11 ordens de busca e apreensão, uma prisão temporária e cinco prisões preventivas. O alvo das investigações são indivíduos acusados de praticar delitos como produção, armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil, aliciamento de menores, indução à automutilação, estupro de vulnerável em ambiente virtual e extorsão.
Segundo a corporação, esta é a terceira fase da operação iniciada em 2023. As etapas anteriores, realizadas em março e outubro do ano passado, resultaram na prisão de seis investigados e na apreensão de equipamentos eletrônicos usados para a prática das infrações.
O delegado Thiago Soares explicou que os alvos desta sexta-feira não possuem ligação direta entre si, mas todos estão envolvidos em inquéritos conduzidos pela unidade especializada da PC-PR. Ele destacou ainda que a ação tem caráter repressivo e preventivo, buscando coibir o avanço desses crimes digitais.
Durante as apurações, foi identificado que algumas vítimas eram ameaçadas a produzir e enviar novos conteúdos íntimos sob o risco de exposição pública. Em outras situações, adolescentes eram incentivados a se automutilar, prática considerada um dos principais focos de alerta da investigação.
As autoridades reforçam que, apesar do ambiente virtual transmitir uma falsa sensação de anonimato, a polícia possui recursos tecnológicos para rastrear e identificar autores de crimes cibernéticos. A operação contou com equipes especializadas em informática e peritos responsáveis pela análise do material apreendido.
O material recolhido durante o cumprimento das ordens será periciado para reforçar as provas dos processos em andamento. A expectativa é de que novas fases sejam deflagradas ainda este ano, diante do número crescente de denúncias recebidas pela corporação.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
UEM abre concurso para professores
Dalton Trevisan terá destaque no Festival da Palavra
Polícia apreende mais de 100 quilos de droga
Polícia descobre “caixa forte” do Patinhas do tráfico
Cientistas descobrem como mapeamos mentalmente nossos arredores
Tem como reverter o lipedema só com dieta?
As vantagens de fazer treino abdominal em pé
Óbitos de Curitiba em 10 de setembro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Estudantes de esquerda expulsam palestrantes de direita da Federal
Sergio Moro toma posse no União Brasil Paraná na sexta-feira
PSB do Paraná pode ter uma mulher como presidente
Passe de Arnaldo Maranhão está sendo disputado por três partidos