quinta-feira, setembro 11, 2025
spot_img
HomeCiênciaA quarta dimensão pode estar escondida em plena visão

A quarta dimensão pode estar escondida em plena visão

spot_img

Nós nos movemos através de três dimensões. Ou será que não? Para os teóricos das cordas, o mundo vai além das três dimensões conhecidas. A noção de espaço e tempo como uma quarta dimensão, formulada ainda na época de Albert Einstein, permaneceu como uma teoria sustentada pela matemática, mas sem evidências empíricas diretas que a confirmem.

O físico Brian Greene, professor da Universidade Columbia e um dos principais nomes da teoria das cordas, apresentou de forma acessível como seria possível compreender essa quarta dimensão e onde ela poderia estar. Greene explica que, embora a matemática indique a possibilidade concreta de existirem mais dimensões além daquelas que conseguimos perceber, nossa mente encontra dificuldades em imaginar onde elas se encaixariam.

Já estamos acostumados a pensar em três direções de movimento (esquerda-direita, frente-trás e cima-baixo) e não conseguimos conceber de imediato onde haveria espaço para algo além disso.

Para ilustrar, Greene utiliza a metáfora de uma mangueira de jardim. Vista de longe, a mangueira parece uma linha reta, como se tivesse apenas uma dimensão. No entanto, ao se aproximar ou utilizar um instrumento como um binóculo, é possível notar sua forma circular, revelando que havia mais complexidade do que a observação inicial sugeria.

Esse exemplo demonstra que as dimensões podem se manifestar de formas diferentes: algumas podem ser grandes e visíveis a olho nu, enquanto outras podem estar enroladas e comprimidas em escalas tão pequenas que se tornam praticamente invisíveis.

Aplicando essa ideia ao espaço, Greene sugere que as dimensões que enxergamos (esquerda-direita, frente-trás e cima-baixo) são apenas as maiores e mais evidentes.

Mas assim como a mangueira possui uma dimensão enrolada em si mesma, o espaço também poderia abrigar dimensões extras, compactadas em tamanhos incrivelmente pequenos, tão diminutos que não podem ser detectados nem mesmo com os microscópios mais potentes da atualidade.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

UEM abre concurso para professores

Dalton Trevisan terá destaque no Festival da Palavra

Polícia apreende mais de 100 quilos de droga

Ex foi cobrar pensão na faca

Polícia descobre “caixa forte” do Patinhas do tráfico

Cientistas descobrem como mapeamos mentalmente nossos arredores

Tem como reverter o lipedema só com dieta?

As vantagens de fazer treino abdominal em pé

Óbitos de Curitiba em 10 de setembro de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Estudantes de esquerda expulsam palestrantes de direita da Federal

Sergio Moro toma posse no União Brasil Paraná na sexta-feira

PSB do Paraná pode ter uma mulher como presidente

Passe de Arnaldo Maranhão está sendo disputado por três partidos

Rafael Greca vai para o PSB para tentar ser vice

Ponte de Guaratuba alcança 73% de execução

Rally da Graciosa é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial

RCC News: Jornalismo Independente

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas