Morreu em Curitiba na noite de terça-feira o multiartista Paulinho Maia, aos 70 anos, ele ficou notório no musical Rock Horror Show, de Antonio Carlos Kraide, mas começou no Teatro Guaíra onde fez Tribobó City como prova de formação de ator.
Paulinho Maia também foi locutor, cenógrafo, figurinista, diretor teatral e de arte, mas foi nos palcos que se tornou um dos grandes atores da geração do final dos anos 70 e início dos 80.
Formado pelo Curso Permanente de Teatro da Fundação Teatro Guaíra, Paulinho dedicou sua vida às artes cênicas e marcou gerações de artistas e plateias.
Ao longo de sua carreira, foi premiado e reconhecido por sua criatividade, talento e dedicação, como com o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), da Semana do Folclore de Minas Gerais e diversas categorias do Prêmio Gralha Azul, entre outros. Em Belo Horizonte, idealizou e criou o Grupo de Teatro Livre da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais.
No Teatro Guaíra, deixou contribuições inesquecíveis, como o figurino da segunda montagem de O Quebra-Nozes, no ano 2000, sob a direção de Carla Reinecke. A produção grandiosa reúne todos os corpos artísticos da instituição e encanta milhares de espectadores. Entre seus trabalhos mais recentes no Teatro estão os figurinos de Romeu e Julieta, do Balé Teatro Guaíra, e também d’O Quebra-Nozes de 2023.
Em seu currículo constam trabalhos com grandes autores, como Antônio Carlos Kraide, Yara Amaral, Fátima Ortiz, Edson Bueno, Marcelo Marchioro, Izidoro Diniz e João Luís Fiany, e coreógrafos como Roseli Rodrigues, Luís Bongiovani e Henrique Rodovalho, além de trabalhos de assessoria e assistência para Rosa Magalhães, Kalma Murtinho e Irineu Chamiso.
Também ministrava palestras, oficinas de aperfeiçoamento e reciclagem em cenografia, figurinos e interpretação e, mais recentemente, se dedicava a trabalhos em mídias digitais e ilustrações, como programador visual, e em direção de arte em cinema e TV.
O velório ocorre nesta quarta-feira (3), no Cemitério Vertical de Curitiba, até 16h30.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Templo satânico é descoberto em São José dos Pinhais
Governo lança Asfaltômetro para população acompanhar obras
Paranaense é campeão mundial de surfe
Audiência pública define obras no Centro de Curitiba
Óbitos de Curitiba em 2 de setembro de 2025
Festival da Palavra esqueceu de Rui Werneck Cipriano
Londrina começa a semifinal fora de casa
Horóscopo Chinês de três de agosto de 2025
Ex-secretário é preso por assalto em três estados brasileiros
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Alexandre Curi lidera levantamento divulgado pela Paraná Pesquisa
Governo libera R$ 580 milhões para região de Ponta Grossa
Redução do valor do IPVA foi aprovado na Alep
Goura pode estar procurando novo partido
Requião Filho conseguirá se viabilizar candidato ao governo?
Rede e Psol buscam alternativas a Professora Angela