No domingo, o Brasil comemora os 203 anos da Independência e a capital do Paraná fará o desfile cívico-militar a partir das nove horas, no Centro Cívico, com início na frente do Palácio Iguaçu e se estendendo até a Praça 19 de Dezembro, na esquina com Inácio Lustosa, organizado pelo Exército Brasileiro, Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba.
O evento contará ainda com cerca de 300 veículos no desfile motorizado, entre viaturas históricas, blindados e não-blindados, destacando a capacidade logística das instituições.
O encerramento terá desfile aéreo, com previsão de oito aeronaves, que realizarão sobrevoos sobre a avenida. Nesse momento é proibido o uso de drones para não colocar em risco as aeronaves.
O evemtp cívico terá início às 9h, reunindo aproximadamente 2 mil participantes, incluindo estudantes e representantes de entidades culturais e comunitárias. Às 10h, terá início o desfile militar, com aproximadamente 4,5 mil militares a pé, representando as Forças Armadas – Exército, Marinha e Aeronáutica –, entre eles cerca de 500 profissionais das forças de segurança, incluindo as Polícias Civil, Militar, Penal e Científica e o Corpo de Bombeiros.
Às 8h30, será realizada a revista da tropa pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, general de divisão Ricardo José Nigri, e pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
O ponto de concentração do desfile cívico será na Praça Nossa Senhora da Salette, em frente ao Palácio Iguaçu, e a concentração do desfile militar será no Largo da China. As tropas vão se deslocar pela Rua Marechal Hermes, seguindo pelas ruas Eurípedes Garcez do Nascimento, São Sebastião e Alberto Folloni.
Elas vão desfilar pela Avenida Cândido de Abreu, onde será montado o palanque central, que estará posicionado próximo ao Fórum Cível. O desfile seguirá pela Avenida Cândido de Abreu até o Shopping Mueller, com as tropas escoando pelas vias adjacentes. A previsão de término é às 12h30.
Por conta do desfile, haverá bloqueios de trânsito na região do Centro e do Centro Cívico, a partir das 3h de domingo até o término do evento. Serão 23 pontos de bloqueio e nove barreiras. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) e policiais militares estarão posicionados ao longo do percurso orientar os motoristas.
Os bloqueios envolvem as ruas: Deputado Mário de Barros, José Sabóia Cortes, Albano Reis, Vieira dos Santos, São Sebastião, Francisco de Paula Guimarães, Ricardo Lemos, Manoel Eufrásio, Moysés Marcondes, Eurípedes Garcez do Nascimento, Presidente Carlos Cavalcanti, Paula Gomes, Inácio Lustosa, Barão de Antonina, Senador Xavier da Silva, Luiz Leão, Lysimaco Ferreira da Costa e Aristides Teixeira.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Templo satânico é descoberto em São José dos Pinhais
Governo lança Asfaltômetro para população acompanhar obras
Paranaense é campeão mundial de surfe
Audiência pública define obras no Centro de Curitiba
Óbitos de Curitiba em 2 de setembro de 2025
Festival da Palavra esqueceu de Rui Werneck Cipriano
Londrina começa a semifinal fora de casa
Horóscopo Chinês de três de agosto de 2025
Ex-secretário é preso por assalto em três estados brasileiros
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Alexandre Curi lidera levantamento divulgado pela Paraná Pesquisa
Governo libera R$ 580 milhões para região de Ponta Grossa
Redução do valor do IPVA foi aprovado na Alep
Goura pode estar procurando novo partido
Requião Filho conseguirá se viabilizar candidato ao governo?
Rede e Psol buscam alternativas a Professora Angela