terça-feira, setembro 2, 2025
spot_img
HomeCuritibaAudiência pública define obras no Centro de Curitiba

Audiência pública define obras no Centro de Curitiba

spot_img

O auditório do Mercado Municipal de Curitiba vai receber uma audiência pública no dia nove de setembro, às 19h, para discutir as obras de requalificação do lote 2.3 do Ligeirão Leste/Oeste na Avenida Sete de Setembro, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Mariano Torres; e da Avenida Presidente Affonso Camargo, em frente à Rodoferroviária – entre a Mariano Torres e a Rua Zelia Moura dos Santos (logo após o Viaduto do Capanema).

No pacotão que vai ser apresentado pela prefeitura estão as reformas das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.

O desalinhamento de estações e alargamento da pista central em alguns pontos permitirão a ultrapassagem de ônibus nas canaletas, otimizando o desempenho operacional do BRT Leste/Oeste.

Entre os principais serviços previstos estão a implantação de pavimento em concreto para o tráfego de ônibus biarticulados, requalificação das vias lentas com fresagem e recape, melhoria nas calçadas com piso tátil e rampas de acessibilidade, instalação de travessias elevadas para pedestres, modernização da iluminação pública, implantação de ciclovias ou ciclorrotas e adequações no sistema de drenagem.

Também estão previstas obras de paisagismo, instalação de novos mobiliários urbanos e melhorias na sinalização viária (horizontal, vertical e semafórica).

Técnicos da equipe de supervisão e da empresa responsável pela execução das obras se reuniram nesta segunda-feira (1/9), no auditório da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), para alinhar os procedimentos técnicos, sociais e ambientais que envolvem a primeira etapa das obras, que ocorre a partir deste mês.

O objetivo da reunião de partida foi também garantir que todos os agentes envolvidos estejam alinhados em relação aos padrões técnicos exigidos, à legislação ambiental e às salvaguardas sociais previstas em contratos com financiamento internacional.

O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões.

Serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e Campina do Siqueira.

A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte.

Além de melhorar o tempo de viagem, o projeto irá contribuir para a redução das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, com estímulo ao uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

Universitária é acusada de comandar o tráfico no Paraná

Horóscopo de dois de setembro de 2025

Londrina começa a semifinal fora de casa

Paraná terá chuvas a partir de quinta-feira

Óbitos de Curitiba em 1º de setembro de 2025

UEM precisa de professor temporário de música e agronomia

Avô é preso três anos depois de condenado por estupro da neta

Polícia não encontra cabeça de vítima decapitada

Alep se prepara para votar projeto que reduz alíquota do IPVA no Paraná

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Por que Lula e Jair Bolsonaro vão perder a eleição de 2026?

Guto Silva dá um novo tratamento nas redes sociais

Renato Adur é estimulado a articular candidatura ao governo

Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba é uma bomba relógio?

Ratinho e Alexandre Curi tricotam para 2026

Câmara de Curitiba vai julgar Professora Angela por apologia às drogas

RCC News, às 7h, jornalismo de verdade

Assembleia Itinerante estará em Bandeirantes e Carlópolis nesta semana



RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas