O rubro negro do Paraná venceu o Novorizontino por 2 a 1, na Baixada, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, com dois gols de Zapelli, um em cada tempo, o Athletico se reaproximou do G4, está com 33 pontos, na 11ª posição, enquanto o time paulista parou nos 36, na quinta colocação, e devolveu a esperança para torcedor de retornar a Série A em 2026.
A vitória serviu para mostrar que alguns jogadores estão com desempenho abaixo do esperado, Luiz Fernando mostrou ser o bumbumbum do time, nem passes de dois metros conseguia acertar, construir jogadas de gols então, nem pensar.
Outro atacante abaixo da média é Mendonça, depois da estreia pelo Athletico, o atacante veio afundando o pé na lama e chegou ao nível mais baixo contra o Novorizontino, merecendo ficar no banco até resolver voltar a mostrar um bom futebol.
A entrada de Terans também deu uma dinâmica melhor para a defesa, a altura da zaga cresceu e os erros diminuíram no final da partida, fazia tempo que o rubrão não levava gol no final da partida.
Outras duas peças fundamentais na vitória foram: Dudu, que vem jogando mais que Zapelli, e o extremo Leozinho, que errou alguns passes, mas conseguia criar jogadas, obrigando o Novorizontino a se espertar na defesa.
Já o esquema sem volantes foi um terror, abrindo a zaga e criando alguns problemas, uma coisa é certa, Patrick não tem explosão para acompanhar os extremos e nem poder de recuperação, as melhores opções são Felipinho e Riquelme, com uma leve vantagem pelo último por saber distribuir melhor a bola.
O Athletico voltou a vencer em casa após cinco jogos (duas derrotas e três empates). A última vitória havia sido diante do Remo, 14 de junho, pela 12ª rodada.
O novo Athletico volta a campo no próximo sábado, dia seis de setembro, às 16h, contra o Botafogo-SP, na Arena Nicnet, em Ribeirão Preto.
Já o Novorizontino joga na terça-feira, dia nove, às 19h30, diante do Atlético-GO, no Estádio Jorge Ismael de Biasi.
O Athletico iniciou a partida tomando a iniciativa e pressionando o Novorizontino. A estratégia foi apostar em finalizações de média distância para abrir o placar. Logo nos primeiros minutos, Leozinho e Benavídez arriscaram chutes que obrigaram o goleiro Airton a fazer boas defesas. O domínio rubro-negro seguiu com Mendonza e Luiz Fernando criando perigo, mas ambos desperdiçaram as chances que tiveram.
A insistência foi recompensada aos 28 minutos, em uma jogada trabalhada pelo setor ofensivo. Zapelli iniciou a construção ao acionar Leozinho, que encontrou Viveros. O colombiano fez o pivô e devolveu para o argentino, que finalizou de bico da entrada da área. A bola acertou a trave esquerda, bateu nas costas do goleiro e morreu no fundo da rede.
No entanto, a comemoração durou pouco. O Novorizontino reagiu e chegou ao empate sete minutos depois. Rodrigo Soares avançou pela direita e cruzou na segunda trave. Livre de marcação, Waguininho bateu de primeira e deixou tudo igual antes do intervalo.
O Athletico voltou do intervalo em busca da retomada da vantagem e conseguiu logo aos quatro minutos do segundo tempo. Viveros fez jogada individual, entrou na área e, mesmo escorregando na hora da finalização, conseguiu levar perigo. A sobra ficou limpa para Zapelli, que aproveitou a oportunidade e fez um bonito gol.
Com a vantagem de 2 a 1 no placar, construída com os gols do meia argentino, o Athletico recuou e a equipe se defendia com cinco ou seis na zaga.
O técnico do time paulista Enderson Moreira promoveu substituições para encurralar o Athletico, que buscou esfriar o ritmo e administrar o resultado, sem muito sucesso.
Sem grandes sustos até o fim, o Athletico ainda dominou a partida, e quase ampliou com Julimar. O atacante retornou aos gramados após 10 meses, recuperado de uma lesão ligamentar no joelho, e foi muito aplaudido pela torcida.
Ficha técnica
Athletico 2 x 1 Novorizontino
Athletico: Santos; Leozinho (Julimar), Benavídez, Aguirre, Arthur Dias (Carlos Terán) e Léo Derik (Felipinho); Patrick e Zapelli; Steven Mendoza (Dudu Kogitzki), Kevin Viveros e Luiz Fernando (Madson). Técnico: Odair Hellmann
Novorizontino: Airton; Rodrigo Soares, Dantas, César Martins e Mayk (Lucca); Jean Irmer, Oyama e Rômulo (Léo Tocantins); Waguininho (Matheus Frizzo), Caio Dantas (Nathan Fogaça) e Bruno José (Pablo Dyego). Técnico: Enderson Moreira
Gols: Zapelli (28-1º e 4-2º), Waguininho (35-1º)
Cartões amarelos: Dantas (N)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Local: Baixada
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Athletico quer voltar a vencer na Baixada
Homem borra nas calças após ser preso
Óbitos de Curitiba em 29 de agosto de 2025
Cianorte pega o Barra pensando em 2026
Terceirona começa neste sábado com transmissão ao vivo
Horóscopo de 30 de agosto de 2025
Marte é bem diferente da Terra por dentro
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Ratinho Junior tem aprovação recorde
Lula está derretendo em Minas Gerais
Paulo Martins vem com novo visual para 2026
MDB Paraná investe em novos líderes para eleição de 2026.
Luciano Ducci está procurando novo partido?
Novo trabalhou para evitar a cassação de Cris Lauer