Resolver problemas do cotidiano, usar a tecnologia e linguagem computacional a serviço do aprendizado, criar soluções e trabalhar em equipe. Tudo isso faz parte da Feira de Invenção e Criatividade (FIC) 2025, que reúne os trabalhos dos estudantes da rede municipal de ensino. A mostra é realizada no Sebrae, no Prado Velho, até quinta-feira (28/8), nos períodos da manhã e tarde.
Escolas e Faróis do Saber e Inovação estão envolvidos em ações de criatividade com alunos e professores, em um grande festival. A programação também inclui palestras e oficinas de tecnologia, além do compartilhamento de experiências de aprendizagem criativa.
“Esta não é só uma exposição de trabalhos, é uma celebração da trajetória que desenvolvemos na rede”, destacou a professora Dagmar Heil Pocrifka Bley, responsável pela área de Formação e Inovação da Secretaria Municipal da Educação.
Somente no primeiro semestre deste ano, nos Faróis do Saber e Inovação, foram atendidos 26 mil alunos, além de 1,3 mil participantes da comunidade. Nesse período, foram realizadas 2.625 oficinas.
O estudante Tyrone Rosal, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal CEI Issa Nacli, no bairro Uberaba, adora robótica e atividades mãos na massa. “Gosto muito de aprender a pensar diferente”, contou o menino.
Programação da FIC
Quarta-feira (27/8)
Manhã: cultura maker – circuitos elétricos
Tarde: microscopia
Quinta-feira (28/8)
Tarde: invenções incríveis: conexões que transformam