sexta-feira, agosto 22, 2025
spot_img
HomeNewsParte estaiada da Ponte de Guaratuba ganha forma

Parte estaiada da Ponte de Guaratuba ganha forma

spot_img

Quem duvidava que a inauguração da travessia não pode ficar para a temporada de verão de 2026 deve estar reformulando o pensamento, os engenheiros já estão começando a instalar a parte estaiaca, com a instalação dos estais, cabos de aço que darão sustentação para a parte central da estrutura, por onde passarão veículos e pedestres.

As obras atingiram 70% de execução, de acordo com o último boletim de julho, e seguem dentro do cronograma, no novo levantamento previsto para os primeiros dias de setembro a expectativa é que esteja em torno de 80%.

“Nós estamos iniciando a etapa de avanço sucessivo do tabuleiro da ponte e, para que esse avanço possa ocorrer e ser sustentado, dependemos dos cabos de estais. Já instalamos o primeiro par de estais, que é o primeiro conjunto responsável por suportar o tabuleiro da ponte”, afirmou o engenheiro civil Rodrigo Marques. Ele é gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, responsável pelas obras da Ponte de Guaratuba.

Guaratuba, 21 de agosto de 2025 – Ponte de Guaratuba (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Os estais são cabos de aço tensionados que se ligam diretamente ao tabuleiro e às torres (mastros) da ponte. Eles sustentam o peso do tabuleiro, transportando as cargas verticais e horizontais para as torres, que por sua vez recebem essas forças e as transferem para as fundações por meio de compressão vertical. Já a fundação absorve e distribui as forças vindas dos mastros e estais para o solo e a rocha, onde estão as estacas marítimas.

O sistema estaiado tem como principais benefícios a utilização em grandes vãos, como é o caso da Ponte de Guaratuba, que terá um vão de 160 metros e canal de navegação de 19 metros de altura por 90 metros de largura; redução dos balanços e vibrações, tornando o tabuleiro mais estável que uma ponte pênsil; possui redundância estrutural, proporcionando mais segurança; além de ter o processo de construção mais rápido que os demais modelos.

Na Ponte de Guaratuba são dois mastros principais, sendo que cada um deles terá 12 pares de estais, sendo 12 saindo para a esquerda e outros 12 para a direita de cada mastro. O estai é formado por um conjunto de cordoalhas, composta por sete fios de aço de alta resistência com três camadas de proteção anticorrosão: galvanização; aplicação de cera; e a capa de polietileno de alta densidade (PEAD).

Essa é uma das últimas etapas de construção da Ponte de Guaratuba. Isso porque à medida que os estais são instalados nas aduelas, o tabuleiro da ponte avança até chegar às extremidades, de ambos os lados. Depois disso vêm as etapas finais, como iluminação, guarda-rodas, pavimentação, ciclovia, até ela ser liberada para o tráfego de veículos. A previsão de conclusão das obras é em abril de 2026.

ESTACAS – Nesta semana, foram concluídas a concretagem das estacas marítimas, consolidando o avanço de uma das fases mais importantes da obra, em especial no trecho estaiado, o qual exigiu soluções técnicas complexas devido às condições geológicas e à influência das marés na Baía de Guaratuba.

As estacas são parte fundamental da fundação da ponte e representam o início de todo o processo de sustentação da estrutura. O projeto contempla um total de 64 estacas, sendo que a primeira estaca foi concretada em 17 de maio de 2024 e, pouco mais de um ano, a última estaca marítima foi finalizada. Destas, 24 compõem o trecho estaiado da ponte, o mais complexo e estratégico do projeto.

ACESSOS – Além do trecho estaiado, as obras também avançam para os acessos viários da estrutura, que ligará a PR-412 nos dois extremos da ponte, garantindo fluidez ao tráfego e integração com o novo sistema viário. O trecho de acesso no lado de Guaratuba conta com cerca de 940 metros de obras, enquanto que do lado mais próximo a Matinhos são aproximadamente 880 metros. A extensão total, incluindo a ponte, chegará a 3,07 quilômetros.

PONTE – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026. As obras, que acontecem 24 horas por dia, podem ser acompanhadas em tempo real através de câmeras de monitoramento no site da Ponte de Guaratuba.

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

Mata o filho recém-nascido e esconde na sacola

Óbitos de Curitiba em 21 de agosto de 2025

Comer mirtilo pode adicionar anos à sua vida

Calor no inverno em todo o Paraná deve durar até sábado

Facção que articulava matar juízes e policiais é alvo de operação

Podemos extrair eletricidade do ar

Horóscopo de 22 de agosto de 2025

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Alexandre Curi vai discutir os desafios futuros do Paraná, em Maringá

Guto Silva pede “help” à bancada federal

Dinheiro da reforma da CEU foi gasto em outro projeto

Marcio Nunes se fortalece para 2026

Sergio Moro vai estar na executiva da União Progressista

Renato Freitas caiu do cavalo no ST

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas