quarta-feira, agosto 20, 2025
spot_img
HomeCulturaCinemateca de Curitiba exibe três obras do cinema europeu

Cinemateca de Curitiba exibe três obras do cinema europeu

spot_img

A Cinemateca de Curitiba, único espaço paranaense e uma das raras instituições nacionais com capacidade para exibições na bitola de 35mm, apresenta três filmes considerados obras primas do cinema europeu e sucessos de bilheteria.

A programação tem acesso livre, oferecendo uma experiência de como se assistia a obras na grande tela anteriormente à difusão do sistema digital.

As películas selecionadas para estas apresentações fazem parte da coleção da própria instituição, sendo realizações cinematográficas francesas, italianas, alemãs e argelinas.

O melhor dos três filmes é Fitzcarraldo, do cineasta Werner Herzog, hoje fazendo filmes em Hollywood, até mesmo como ator e contracenando com campeões de bilheteria, um deles Tom Cruise.

Dirigido por Costa-Gavras, Z retrata o assassinato de um político, encoberto por uma rede de corrupção. O longa franco-argelino conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional e se tornou um marco do cinema político. A exibição abre a mostra, na sexta-feira (22/8), às 19h.

Casanova e a Revolução

Adaptação do romance La Nuit de Varennes, de Catherine Rihoit, o filme de Ettore Scola acompanha um grupo de viajantes que percorre o mesmo trajeto feito por Luís XVI e Maria Antonieta durante a Revolução Francesa. No elenco, destaque para Jean-Louis Barrault e para o italiano Marcello Mastroianni. O filme será exibido no sábado (23/8), às 19h.

Fitzcarraldo 

Filmado em Manaus e na Amazônia peruana, o clássico de Werner Herzog conta a saga de Brian Sweeney Fitzgerald, um visionário que sonha construir um teatro de ópera no coração da floresta. Com Klaus Kinski no papel principal, o longa rendeu a Herzog o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes. A sessão será no domingo (24/8) às 18h, e encerra a Seleção 35mm.

Película

Desde a invenção do cinema, no fim do século 19, até o início dos anos 2000, os filmes eram rodados e distribuídos em película, sendo o formato 35 mm o mais popular. O processo analógico de fazer cinema é totalmente artesanal. A imagem é gravada quimicamente em um filme fotográfico sensível à luz, projetado pela passagem de luz através da película. A tarefa de exibição do filme exige a presença de um projecionista.

As projeções da mostra Seleção 35 mm serão feitas por Francisco Amancio, técnico de cinema da Fundação Cultural de Curitiba desde 1985.

A Cinemateca de Curitiba preserva mais de 7 mil filmes de diversas épocas e formatos, além de uma biblioteca especializada e outros materiais relacionados ao cinema. 

Serviço

Cinemateca de Curitiba
Endereço: R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco

Sexta (22/8), 19h 
Z (França/Argélia, 1969), de Costa-Gavras

Sábado (23/8), 19h 
Casanova e a Revolução (Itália/França, 1982), de Ettore Scola

Domingo (24/8), 18h
Fitzcarraldo (Alemanha, 1982), de Werner Herzog

Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:

Carro saindo de estacionamento arranca braço de pedestre

Corpo carbonizado é encontrado em matagal

Acabou com o amor à bala

O seu whey pode não estar te ajudando tanto quanto você acreditava

A rotação da Terra está se acelerando

Cientistas estão mais próximos de encontrar uma forma de regenerar os olhos

Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Rafael Greca revela a cor da camisa para 2026

Roberto Justus se prepara para 2026

Alep e Defensoria lançam projeto para atender pessoas com deficiência

TJ-PR mantém condenação de vereadora de Cornélio Procópio

Osmar Dias vai tentar vaga ao Senado?

Violência ao idoso com AVC ou a causa animal?

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas