O Brasil começará a exportar carne bovina para a Indonésia, que é o quarto país mais populoso do planeta. Um acordo firmado entre os dois governos autoriza a venda de carne bovina com osso, miúdos, produtos à base de carne e preparados cárneos, conforme informaram os ministérios da Agricultura e Pecuária e das Relações Exteriores.
A Indonésia tem 283 milhões de habitantes e é vista como um mercado estratégico para o setor de proteína animal, já que o consumo de carne bovina vem crescendo em razão do aumento da renda da população e da expansão da classe média urbana.
Em 2024, o país asiático importou do Brasil o equivalente a 20,6 bilhões de reais em produtos agropecuários, principalmente ligados ao setor sucroalcooleiro, à soja, às fibras e aos têxteis. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, com essa nova medida já são 402 mercados estrangeiros abertos para produtos agropecuários brasileiros desde 2023.
Além da Indonésia, foi anunciada também a autorização para exportação de ovinos vivos, como ovelhas, carneiros e cordeiros, para a Argélia. Essa abertura deve favorecer especialmente a ovinocultura nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde a atividade tem grande potencial de crescimento e pode contribuir para o fortalecimento da economia local.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Carro saindo de estacionamento arranca braço de pedestre
Corpo carbonizado é encontrado em matagal
O seu whey pode não estar te ajudando tanto quanto você acreditava
A rotação da Terra está se acelerando
Cientistas estão mais próximos de encontrar uma forma de regenerar os olhos
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Rafael Greca revela a cor da camisa para 2026
Roberto Justus se prepara para 2026
Alep e Defensoria lançam projeto para atender pessoas com deficiência
TJ-PR mantém condenação de vereadora de Cornélio Procópio