A indústria da multa criada na gestão do ex-prefeito Rafael Greca (PSD) caiu 25,8% nos sete meses de 2025 em comparação com o mesmo perído de 2024, com uma medida simples, acabando definitivamente com o modelo criado na administração anterior, muitas pegadinhas em pontos mocados das ruas da capital do Paraná.
A medida adotada pela gestão Eduardo Pimentel (PSD) foi reforçar a sinalização dos 156 radares instalados na cidade, no período de janeiro a julho de 2025 houve o registro de 489.117 infrações, e no mesmo intervalo do ano passado, o número de notificações emitidas por radares foi de 659.616 em Curitiba.
A nova sinalização dos radares implantada pela Prefeitura de Curitiba nos pontos de fiscalização onde estão instalados os dispositivos móveis teve reflexo também na queda de mais de 20% das autuações geradas por outros meios como talonários eletrônicos e manuais, e também emitidas pela Polícia Militar. Entre os meses de janeiro a julho deste ano, 766.874 notificações foram registradas, enquanto que no mesmo período do ano passado houve o registro de 961.402 autuações, uma redução de 20,2%.
De acordo com os dados da Superintendência de Trânsito, as multas por excesso de velocidade, nos primeiros sete meses deste ano, diminuíram 52,6%, passando de 61.492 infrações em janeiro para 29.134 em julho. São motoristas que trafegaram com velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Embora os números apontem para uma redução, as multas por excesso de velocidade ainda preocupam, e estão no primeiro lugar das infrações de trânsito registradas em Curitiba. Desde o início do ano até o mês de julho, 306.856 autuações foram geradas pelo excesso de velocidade (superior à máxima permitida em até 20%).
O superintendente de Trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, alerta da importância dos motoristas respeitarem os limites de velocidade para evitar acidentes. “No momento em que o motorista tem a sua visibilidade ampliada com a presença do reforço da sinalização dos radares, ele muda seu comportamento e reduz a velocidade. Quando o motorista controla a velocidade, diminui a possibilidade de um acidente acontecer, e o nosso objetivo maior é salvar vidas no trânsito”, destacou Pessutti.
A nova sinalização com películas refletivas nas colunas dos equipamentos de fiscalização nos 156 equipamentos começou a ser implantada no início do ano. As películas refletivas vermelhas nas colunas dos radares garantem maior visibilidade à noite ou em condições de pouca luz para os motoristas.
O reforço na sinalização dos radares inclui ainda a sinalização horizontal, com a palavra “Radar” destacada no pavimento, entre 15 e 20 metros antes de cada equipamento, com tinta termoplástica, para ampliar a visibilidade para os motoristas.
Os radares já contavam também com placas suspensas em semipórticos, que indicam a fiscalização eletrônica e a velocidade máxima permitida, além de legendas de velocidade pintadas no pavimento e placas de limite de velocidade próximas aos equipamentos.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Mulher transa no capô de viatura da PM e publica vídeo
Romance termina em crime e suicídio no Paraná
Jovem sai da “party” e vira alvo de pistoleiros
Horóscopo de 18 de agosto de 2025
Óbitos de Curitiba em 17 de agosto de 2025
A maneira mais eficaz de retirar microplásticos da água
Cianorte perde a chance de largar na frente nas oitavas da Série D
Londrina vira em cima do Brusque e ajuda o Maringá
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Sargento Fahur está procurando nova casa política
Quem acredita na potencialidade de Requião Filho ao governo?
Ana Júlia propõe cursinhos para ampliar acesso à educação superior
Arilson Chiorato deve presidir Federação Brasil da Esperança
Você pode decidir quais obras são melhores para Curitiba