Estão abertas as inscrições para a edição 2025 da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). O objetivo é alcançar cerca de 500 mil estudantes das redes pública e privada de ensino em todo o Brasil. Voltada para alunos do 8º e 9º ano, a competição tem como objetivo estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, sustentabilidade e os impactos sociais e econômicos associados ao consumo de recursos naturais.
A última edição da competição teve a participação de mais de 8 mil alunos do Paraná, que conquistaram a terceira posição nacional em desempenho. A Olimpíada premiou 492 estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze, em toda a área atendida pela Copel, entre os quais o primeiro colocado foi Mateus Eduardo Hauenstein. Ele cursava o 8º ano no Colégio Estadual Nereu Perondi, em Ampére, região Sudoeste do Estado, e esteve em Brasília para receber a premiação.
Com expectativa de ser a maior edição já realizada, a ONEE mobiliza alunos e professores em uma programação dinâmica, que inclui curso de formação para docentes, desafios interativos no formato de games e provas objetivas. A competição será encerrada com uma cerimônia nacional de premiação no dia 6 de novembro, na capital federal, reunindo os destaques de cada estado.
Na primeira fase, os alunos participam de desafios gamificados, aprendendo, de forma descontraída, sobre eficiência energética. Já na segunda etapa, realizam uma prova objetiva, disponível no site ou aplicativo da ONEE.
COMO PARTICIPAR – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por alunos e professores a partir de 1º de agosto no site oficial da olimpíada: www.onee.org.br. Todos os inscritos terão acesso a conteúdos formativos e os melhores colocados receberão premiações.
Etapas da competição:
Inscrições: abertas até 30 de setembro
Formação de professores: agosto e setembro
Desafios e provas (1ª e 2ª fases): outubro
Resultado: outubro
Evento de premiação: 6 de novembro
PREMIAÇÃO – A olimpíada distribuirá medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks para o melhor aluno de cada estado. Os medalhistas da edição 2025 também conquistam, automaticamente, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná:
Athletico pega o Corinthians na Copa do Brasil
Horóscopo de 13 de agosto de 2025
Foi executado antes da consulta médica
Guto Silva debate rumos do desenvolvimento urbano no Paraná
Cientistas encontram tratamento mais eficaz contra o câncer no pulmão
Organizações criminosas crescem no Brasil
Eduardo mãos de tesoura manda um para o hospital
Saiba tudo que acontece na política lendo o Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Curitiba avalia gestão de Eduardo Pimentel melhor do que a de Rafael Greca
Hauly, a CEU, a esfinge e o Ministério Público do Paraná
Encher Curitiba de ônibus elétricos vai tirar dinheiro de investimentos por década
Guto Silva e Alexandre Curi ensaiam parceria para 2026?