segunda-feira, agosto 11, 2025
spot_img
HomePolíticaAlep discute pagamento de recompensa por denúncia de crimes

Alep discute pagamento de recompensa por denúncia de crimes

spot_img

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) abrirá as portas na próxima semana para receber a população em debates sobre questões trabalhistas, arte, empreendedorismo e transporte ferroviário, além de promover homenagens a instituições e personalidades. A programação também inclui as sessões plenárias e as reuniões das comissões temáticas e permanentes.

Na segunda-feira, 11 de agosto, às 9h, no Plenarinho, a bancada de oposição realizará a audiência pública “Terceirização como forma de Retirar Direitos”, que discutirá os efeitos dessa prática nas relações de trabalho, especialmente os riscos de precarização. O encontro criará um espaço para que trabalhadores relatem experiências e apresentem propostas que possam garantir melhores condições laborais.

Ainda na segunda-feira, às 10h, o Plenário sediará o lançamento do projeto “Arte é um Bom Negócio”, fruto de uma parceria entre a Assembleia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa oferecerá, ao longo de setembro, oficinas, capacitações e orientações gratuitas voltadas ao empreendedorismo criativo, além de homenagens a artistas do Paraná. O projeto, de autoria do deputado Nelson Justus (União Brasil), presidente da Comissão de Cultura, também prevê a apresentação de um projeto de lei para instituir oficialmente a Semana da Arte do Paraná.

Na mesma data, às 18h, o médico oftalmologista Artur José Schmitt receberá o Título de Cidadania Benemérita do Estado, honraria proposta pelo presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento de políticas públicas de saúde ocular e para o atendimento humanizado prestado a milhares de pacientes.

Na terça-feira, 12 de agosto, às 9h, o Plenário será palco da comemoração dos 171 anos da Polícia Militar do Paraná, instituição criada em 1854, no mesmo período da emancipação política do Estado, e hoje considerada referência na segurança pública. O evento, promovido pelo deputado Soldado Adriano José (PP), reunirá autoridades e representantes da corporação.

Na quarta-feira, 13 de agosto, às 17h, o Auditório Legislativo receberá a audiência pública “Melhorias na Segurança em Bairros de Alta Densidade Populacional por onde passam Linhas de Trem de Carga”, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União Brasil). O objetivo será debater medidas de prevenção e estratégias para aumentar a segurança em áreas residenciais cortadas por linhas ferroviárias destinadas ao transporte de cargas.

Encerrando a programação da semana, na sexta-feira, 15 de agosto, às 18h, o Plenário sediará a sessão solene em homenagem aos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aos 26 anos da Fiocruz Paraná e aos 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). A proposta, de autoria da deputada Márcia Huçulak (PSD), reconhece a relevância dessas instituições para o avanço científico e para a promoção da saúde pública no Brasil e no Paraná.

A sessão plenária da próxima segunda-feira (11) contará com sete itens na pauta. Entre eles, está o Projeto de Lei (PL) 154/2024, do Poder Executivo, que cria o Programa Estadual de Pagamento de Recompensas, prevendo pagamento em dinheiro a cidadãos que fornecerem informações úteis à polícia, por meio do canal 181, que contribuam para a prevenção, repressão ou solução de crimes.

Também volta, em segundo turno, o PL 426/2023, de autoria da deputada Maria Victoria (PP) e de outros parlamentares, que acrescenta dispositivos à Lei nº 19.173/2017 (Política da Criança e do Adolescente no Estado do Paraná) e amplia o número de doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho no Estado.

Começam a tramitar em Plenário o PL 495/2025, do Poder Executivo, que autoriza a doação das ações de titularidade do Paraná na sociedade Centro de Convenções de Caiobá S.A. ao município de Matinhos, para implantação de um hospital municipal, e o PL 509/2025, também do Executivo, que altera a Lei nº 20.695/2021, prorrogando o prazo para que o município de Assaí conclua a escrituração e registro da doação de um imóvel destinado ao turismo rural.

A pauta inclui ainda a votação de projetos que concedem títulos de utilidade pública a entidades sociais, esportivas e culturais, como o PL 648/2023, do ex-deputado e atual prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício (Cidadania), que beneficia a Associação Desportiva Assaí; o PL 726/2024, do deputado Marcelo Rangel (PSD), que reconhece o Serviço de Obras Sociais de Ponta Grossa; e o PL 72/2025, do deputado Hussein Bakri (PSD), que concede título à Associação Rondonense de Badminton (Arbad), de Marechal Cândido Rondon.

Outro destaque é o PL 597/2024, do deputado Tercilio Turini (MDB), que inclui no calendário oficial de eventos o Arraiá Londrina, realizado anualmente no segundo fim de semana de junho.

Em redação final, serão apreciados seis projetos. O PL 273/2023, do deputado Gilberto Ribeiro (PL), institui o dia 25 de abril como o Dia do Despachante Aduaneiro no Estado do Paraná. O PL 996/2023, do deputado Batatinha (MDB), cria a Romaria Ciclística ao Santuário Nossa Senhora da Salette. O PL 310/2024, do deputado Soldado Adriano José (PP), denomina Prefeito Antonio Tavares da Mota o trecho da PR-340 que vai da cidade de Santo Inácio até Santa Inês.

O PL 648/2024, do deputado Bazana (PSD), insere no calendário turístico oficial do Estado a Festa da Leitoa Entrincheirada, realizada anualmente no último domingo de abril, no município de Juranda. Já o PL 305/2024, dos deputados Mabel Canto (PP) e Alexandre Curi (PSD), concede desconto de 50% em eventos culturais para doadores de órgãos, tecidos e partes do corpo humano que tenham preenchido a Autorização Eletrônica de Doação (AEDO), inserindo o inciso III ao artigo 303 do Código do Consumidor Paranaense (Lei estadual nº 22.130/2024).

O PL 488/2025, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), transforma um cargo de juiz de Direito da Comarca de Santo Antônio do Sudoeste em cargo de juiz de Direito do Foro Regional de Araucária e cria a 6ª Vara Judicial no Foro Regional de Araucária, alterando a Lei nº 14.277/2003 (Código de Organização e Divisão Judiciárias).

Estes tópicos estão fervendo no Jornal Paraná:

Acaba o sonho do Cascavel para subir à Série C em 2026

Assembleia Itinerante presta homenagem a personalidades do Paraná

Horóscopo de 10 de agosto de 2025

Leia esses tópicos políticos no Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:

Novo não deixa dúvidas, Paulo Martins vai à majoritária

Alexandre de Moraes pode ir para o paredão no Senado

Ricardo Barros pode ser relator da CPI do INSS

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas