Famílias em situação de vulnerabilidade de 29 municípios paranaenses passarão a contar com uma rede de proteção social mais próxima e estruturada. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), formalizou nesta terça-feira, dia 5, o repasse de 34,8 milhões de reais para a construção de novas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e têm como objetivo ampliar e fortalecer a estrutura da assistência social em todo o território paranaense.
Serão erguidas 26 novas unidades de CRAS nos municípios de Cruzeiro do Sul, Quedas do Iguaçu, Paranaguá, Mirador, Cândido de Abreu, Toledo, Nova Olímpia, Campo Bonito, Porto Rico, Lunardelli, Jaboti, Mandaguaçu, Japira, Kaloré, Inácio Martins, Brasilândia do Sul, Iguatu, Saudade do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Paranavaí, Chopinzinho, Anahy, Diamante D’Oeste, Mercedes, São João do Ivaí e Diamante do Norte. Já os municípios de Mandirituba, Sapopema e Rio Branco do Sul receberão novas unidades do CREAS, ampliando a capacidade de atendimento a situações de maior complexidade social.
Este é o segundo anúncio de investimento realizado pelo Governo Estadual em menos de um mês com foco na expansão da rede de atendimento à população em situação de vulnerabilidade. Somados, os repasses totalizam 60 milhões de reais destinados à construção de 51 novas unidades entre CRAS e CREAS em 44 municípios.
No início de julho, outros 25,2 milhões de reais haviam sido anunciados para a construção de 16 novos CRAS em Altônia, Ângulo, Arapongas, Cafeara, Califórnia, Cambé, Campina Grande do Sul, Cascavel, Figueira, Foz do Iguaçu, Francisco Alves, Paulo Frontin, Perobal, Quarto Centenário, São José das Palmeiras e Umuarama. Na mesma ocasião, foram contempladas com novas unidades do CREAS as cidades de Braganey, Jaguapitã, Luiziana, Palmital, Rio Negro e Tomazina.
Enquanto o CRAS atua na prevenção por meio de ações de apoio e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o CREAS oferece atendimento especializado a vítimas de violações de direitos, como violência doméstica, abuso e negligência, com acompanhamento técnico e suporte social.
Estes tópicos estão fervendo no Jornal Paraná:
Óbitos em Curitiba de 5 de agosto de 2025
Dez alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Horóscopo de cinco de agosto de 2025
Assembleia Itinerante vai para Castro e Goioerê
Manoel Ribas tem mais um assassinato
Leia esses tópicos políticos no Blog do Tupan, parceiro do Jornal Paraná:
Ratinho Junior e Tarcísio de Freitas assombram Lula para 2026
Alep terá no segundo semestre LOA 2026 e revisão do Código de Ética
Mario Hossokawa é a nova Cris Lauer na Câmara de Maringá?
Tornozeleira turbina a direita para 2026
Renato Freitas tem ligações com Marcinho VP e o tráfico de drogas?