O primeiro mês da primavera de 2025 começa com chuva fraca no Paraná devido à passagem de uma frente fria, mas o restante de agosto deve registrar precipitações abaixo da média histórica – que já é a mais baixa do ano.
A previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) indica temperaturas dentro do padrão para o período, com madrugadas frias e tardes mais amenas.
As regiões mais frias do estado, como o Sul, os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, devem manter médias abaixo de 14°C, enquanto áreas como Telêmaco Borba e Ponta Grossa ficam entre 14°C e 16°C.
No litoral e no Oeste, os termômetros variam de 16°C a 18°C, e no Sudoeste e em cidades como Maringá e Londrina, as máximas chegam a 20°C. O Noroeste segue como a região mais quente, com médias entre 20°C e 22°C.
“Agosto é marcado por maior amplitude térmica, com noites geladas e tardes agradáveis”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. O Centro-Sul, Campos Gerais e Leste do estado continuam sujeitos à formação de nevoeiros entre a noite e a manhã. Apesar do frio característico, não há expectativa de extremos fora do normal para o período.
Agosto é o mês em que menos chove, historicamente, no Paraná. Em julho de 2025, poucos episódios de chuva foram suficientes para que as cidades atingissem o volume previsto para todo o mês. Já em agosto de 2025 devem ocorrer mais episódios, porém com menor volume de chuva.
A primeira quinzena será de tempo seco intercalada com a passagem dessas frentes frias com baixos acumulados de chuva. A primeira delas já está prevista para a esta segunda-feira (04).
“O final do mês tem previsão de chuva mais organizada, mas ainda assim o volume total de chuvas do mês deverá ficar abaixo da média histórica, que já é baixa”, diz Kneib.
As cidades na divisa com São Paulo historicamente são as mais secas: lá as médias de chuva são abaixo de 50 mm. Na faixa que vai do Noroeste, passando por Maringá e descendo até Telêmaco Borba, Cândido de Abreu e Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a região de Guaraqueçaba, no Litoral, o volume de chuva em todo o mês historicamente fica entre 50 mm e 75 mm.
No resto do Litoral paranaense e em uma faixa que passa pela região Sul, Ponta Grossa, e termina no Oeste, o volume acumulado de chuva em agosto historicamente fica entre 75 mm e 100 mm. Em Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, e em todo o Sudoeste, chove mais: o volume médio é de 125 mm.
Leia também no Jornal Paraná:
Cientistas descobrem código secreto no DNA
Bandido mata a mãe e some com a filha
Polícia acha laboratório de drogas com selos de comida
Horóscopo de 31 de julho de 2025
Leia notícias de políticas do parceiro Blog do Tupan:
Por que 70% dos curitibanos não gostam de Rafael Greca?
Protesto pela liberdade de expressão rola em Curitiba
Prefeitura de Curitiba e governo dão acesso ao sonho da casa própria