O final de semana será atípico no Paraná, em Curitiba a chuva esperada não chegou, mas em algumas localidades do Estado ela encheu o saco, segundo a Simepar, o tempo vai ser azul anil (quando o sol fica forte no inverno, mas a sensação fria não vai embora), mas no domingo o aguaçeiro volta por conta de uma nova frente fria e deve permanecer até segunda-feira.
No sábado (26), o tempo se estabiliza com ventos norte trazendo ar quente e seco do Centro-Oeste, elevando as temperaturas.
No Norte, os termômetros podem chegar a 28°C, enquanto no Leste não ultrapassarão 20°C. Apenas áreas próximas a Santa Catarina podem registrar chuvas isoladas.
Na quinta e na manhã de sexta, os maiores acumulados ocorreram no Oeste do estado, com destaque para Foz do Iguaçu (68,4 mm), Santa Helena (51,8 mm), Toledo (50,2 mm) e São Miguel do Iguaçu (50 mm).
Em Santa Helena, as chuvas persistiram até as 2h desta sexta, somando mais 4,8 mm.
Nas primeiras horas da manhã, pancadas de chuva também atingiram as regiões Noroeste, Central e Norte Pioneiro, algumas acompanhadas de trovoadas.
“Essas precipitações ainda podem ocorrer de forma isolada ao longo do dia, principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste, próximas à Argentina, e na divisa com Santa Catarina”, explica o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens, com temperaturas variando entre 18°C no Centro-Sul e Leste e até 26°C no Norte.
Já o domingo (27) será de mudanças nas condições do tempo no Paraná. O deslocamento de uma frente fria pelo oceano na altura do Rio Grande do Sul provoca um aumento da instabilidade em todas as regiões.
“Entre as regiões Oeste e Sudoeste, as pancadas de chuva já chegam entre o final da madrugada e começo da manhã. Essa instabilidade avança para as demais regiões, com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas, e também não se descarta a ocorrência de ventos fortes, entre 50 e 60 km/h em algumas localidades”, alerta Barbieri.
Antes da chegada da chuva no domingo (27) nos Campos Gerais, Norte, Norte Pioneiro e Leste o sol predominará, mas terá aumento na intensidade dos ventos, inclusive com rajadas fortes a partir do final da manhã.
A chuva continua entre a madrugada e a manhã de segunda-feira (28) e começa a diminuir a intensidade a partir da tarde. Até a terça-feira (29) ainda são previstos nebulosidade e chuviscos ocasionais, e após a passagem da frente fria uma massa de ar frio se aproxima, causando declínio das temperaturas no estado.
Em Curitiba, que tem mínimas previstas na faixa dos 13°C na segunda-feira (28), o dia deve amanhecer com 9°C na terça (29) e 8°C na quarta (30). A temperatura máxima na capital no domingo (27) é de 25°C, cai para 21°C na segunda (28) e para apenas 15°C entre terça e quarta (30).
Palmas passa o sábado (26) entre 10°C e 23°C, o domingo (27) entre 13°C e 19°C, a segunda-feira (28) entre 9°C e 16°C, e terça e quarta (30) fica com as temperaturas entre 7°C e 18°C. Já em Umuarama a diferença será de dez graus na temperatura: domingo (27) a cidade permanecerá entre 18°C e 31°C, e na segunda-feira (28) já terá temperaturas entre 14°C e 21°C.
Leia também:
Política em Campo Magro virou caso de polícia