O segundo semestre letivo da rede estadual de ensino do Paraná começa na próxima segunda-feira (28) com uma série de novidades para mais de 1 milhão de estudantes. Os universitários de várias instituições também retomarão os estudos, entre eles a Uninter.
Entre as principais ações estão a chegada de 988 novos professores efetivos — maior contratação via concurso em mais de dez anos —, distribuição de uniformes para alunos da educação integral e avanços na climatização das escolas.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que o período terá foco no fortalecimento pedagógico e na inclusão. “Estamos garantindo condições adequadas para o aprendizado em todas as regiões do Paraná”, afirmou. Os novos docentes, aprovados no concurso de 2023, atuarão em escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação, elevando para mais de 4,5 mil o total de professores efetivados nos últimos anos.
Além disso, 2 mil professores terão a jornada ampliada de 20 para 40 horas semanais, medida que melhora a remuneração e fortalece o vínculo com as unidades escolares. A formação continuada também será reforçada com o envio de 250 educadores ao Canadá pelo programa Ganhando o Mundo Professor e a participação de 2 mil profissionais no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), em parceria com universidades estaduais.
Outras iniciativas incluem a continuidade do Parceiro da Escola e novos embarques dos programas Ganhando o Mundo em suas modalidades regular, agrícola e para diretores. A infraestrutura escolar receberá melhorias, com destaque para a climatização de mais salas de aula, garantindo maior conforto térmico aos estudantes e professores.
Leia também:
Conheça os segredos da Praça Tiradentes em visita guiada