Quem passa de carro em torno da “Praça da Catedral”, como é chamada a Praça Tiradentes, não imagina a riqueza arqueológica debaixo do asfalto ou das calçadas, mas pode descobrir muitos detalhes do marco zero de Curitiba, basta participar neste domingo, a partir das 10h, da visita guiada “Caminhando através do passado”.
São 60 vagas disponíveis para se conhecer a praça mais antiga da cidade, na frente da Catedral Metropolitana, as inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba.
A concentração vai ser no Bondinho da Leitura, no Calçadão da Rua XV de Novembro, entre a Rua Dr. Muricy e Ebano Pereira, de lá os participantes seguirão em direção a praça, que fica aproximadamente 300 metros do local do encontro.
A atividade gratuita tem previsão de durar duas horas e será conduzida pela pesquisadora especialista em patrimônio Clarissa Grassi.
Roteiro
Da fundação da vila no século XVII, às comemorações republicanas como a inauguração da primeira estátua da cidade, do Marechal Floriano Peixoto, em 1904, os participantes vão conhecer os diferentes usos e transformações que este espaço teve ao longo de quatro séculos.
Entre as edificações abordadas, a Catedral Basílica de Curitiba, a antiga farmácia Stellfeld, entre outras unidades de interesse de preservação, assim como os monumentos de Tiradentes, da República e outros que estão na região da praça.
O piso de vidro no meio da praça mostrando a escavação arqueológica que trouxe à tona o calçamento do século XIX também será outro atrativo da visita. “É um exemplo de como se formam as camadas de ocupação que se sobrepõem ao longo do tempo e revelam indícios e vestígios sobre a ocupação da atual praça Tiradentes”, destaca Clarissa.
Ponto de partida da história da urbanização de Curitiba, a Praça Tiradentes foi o destino dos pioneiros após habitarem a região do Atuba (Vilinha ou Vila Velha). Ao longo desses 332 anos, foi conhecida como Largo da Matriz ou Pátio da Matriz. Chegou a ser denominada Largo Dom Pedro II após visita da comitiva imperial em 1880. O nome atual veio com a Proclamação da República, em 1889.
A Praça Tiradentes foi marcada por aglutinar eventos religiosos, políticos e comerciais. Recebeu com festa os Voluntários da Pátria (1870), se tornou referência para movimentos operários. Abrigou um dos episódios mais inusitados da cidade, a Guerra do Pente, e foi também a casa do primeiro supermercado de Curitiba.
Serviço
Visita guiada Caminhando através do passado: A arqueologia da paisagem na Praça Tiradentes
Domingo: 27/7
Das 10h às 12h
Inscrições pelo Guia Curitiba
Ponto de encontro: Bondinho da Leitura, na Rua XV de Novembro
O plano ainda prevê a ampliação do acesso à IA desenvolvida nos EUA por países aliados e parceiros estratégicos. Resta saber se essa iniciativa irá consolidar ou enfraquecer a posição dos Estados Unidos no cenário global da inteligência artificial. Um ponto, porém, parece certo: com menos regulamentação, é provável que golpes envolvendo deepfakes, vídeos enganosos nas redes sociais e chamadas telefônicas fraudulentas se tornem mais sofisticados e difíceis de identificar. Talvez seja hora de dar mais atenção aos alertas de especialistas como o chamado “pai da IA”, que já demonstraram preocupação com os riscos de a tecnologia fugir do controle humano.
Leia também:
Polícia revira o Parolin em busca de traficante