quarta-feira, julho 23, 2025
spot_img
HomeNewsSuar faz você ficar com aparência mais jovem

Suar faz você ficar com aparência mais jovem

spot_img

Se você deseja desacelerar o tempo, há boas notícias. No que diz respeito ao envelhecimento biológico, aquele que ocorre dentro das células do corpo, o suor pode ser um grande aliado. Especificamente, suar como resultado de exercícios de alto impacto pode reduzir sua idade biológica em quase uma década, segundo pesquisadores.

O estudo analisou dados de mais de 5.800 adultos, com idades entre 20 e 84 anos. Para determinar a idade biológica dos participantes, os pesquisadores avaliaram o comprimento dos telômeros, estruturas que funcionam como capas protetoras de DNA localizadas nas extremidades dos cromossomos. Os telômeros ajudam a evitar danos ao DNA, mas encurtam com o passar do tempo, e seu encurtamento está associado a doenças relacionadas à idade. Essa medição foi feita a partir de amostras de sangue.

Os pesquisadores observaram que pessoas que mantinham altos níveis de atividade física, especialmente exercícios de alto impacto, apresentavam telômeros mais longos do que aquelas com estilo de vida sedentário. Para serem classificadas como altamente ativas, as mulheres precisavam correr por 30 minutos diários e os homens por 40 minutos, cinco vezes por semana. A conclusão foi que esse nível regular de exercício de alto impacto poderia reduzir a idade celular em até nove anos.

“O estudo mostra que, se você deseja realmente fazer diferença no processo de envelhecimento biológico, pouco exercício não é suficiente”, afirmou o professor de ciência do exercício Larry Tucker. “É preciso se exercitar com regularidade e em alta intensidade.”

Para quem está começando a correr, pode ser difícil saber por onde começar. Uma boa estratégia é alternar corrida com caminhadas, à medida que se ganha condicionamento físico e resistência, técnica conhecida como Jeffing. Há muitos recursos disponíveis para quem quer iniciar nesse método, além de listas com os melhores tênis de corrida disponíveis no mercado.

Mas se correr não for uma opção ou se houver preocupação com o impacto da atividade nas articulações, saiba que exercícios de alta intensidade não precisam necessariamente envolver corrida ou longas sessões na esteira. Treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), sprints em bicicletas ergométricas, aulas de spinning ou até o uso do remo na academia também entram na categoria de atividades de alta intensidade. O importante é encontrar o tipo de exercício que funcione para você. Assim, é possível melhorar o condicionamento cardiovascular ao mesmo tempo em que se reduz a idade biológica.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas