quinta-feira, julho 24, 2025
spot_img
HomeCiênciaAsteroide vai passar perto da Terra semana que vem

Asteroide vai passar perto da Terra semana que vem

spot_img

Um asteroide do tamanho de um avião está programado para passar próximo da Terra na próxima semana, o que tem gerado manchetes, mas especialistas da NASA explicam que esse encontro é mais rotineiro do que extraordinário.

O asteroide, batizado de 2025 OW, mede aproximadamente 64 metros de comprimento, segundo a NASA. Ele deve passar pela Terra no dia 28 de julho, a uma distância de cerca de 632.000 quilômetros, aproximadamente 1,6 vezes a distância média até a Lua.

Embora esteja viajando a uma velocidade impressionante de cerca de 75.500 quilômetros por hora, os cientistas da NASA ressaltam que isso é normal e não há motivo para preocupação.

“Isso é absolutamente rotineiro”, disse Ian J. O’Neill, especialista em relações com a mídia no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. “Se houvesse qualquer ameaça, você ouviria isso da nossa parte. Sempre divulgamos alertas em nosso blog de defesa planetária.”

Davide Farnocchia, especialista em asteroides no Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da NASA, explica que rochas espaciais passando pela Terra fazem parte do funcionamento natural do Sistema Solar.

“Essas aproximações acontecem o tempo todo, fazem parte da dinâmica do sistema solar”, comentou Farnocchia.

Sua equipe costuma monitorar diversos asteroides passando perto da Terra a cada semana, só na próxima semana, estão acompanhando cinco deles. Embora o 2025 OW seja grande o suficiente para interessar aos cientistas da NASA, sua órbita é bem compreendida, o que elimina qualquer risco.

“Nós sabemos exatamente onde ele estará. Provavelmente saberemos sua posição pelos próximos 100 anos”, afirmou O’Neill.

Para os entusiastas do espaço que esperam ver o 2025 OW, Farnocchia informa que ele não será visível nem com binóculos. No entanto, ele destaca um evento ainda mais empolgante que se aproxima: a passagem do asteroide Apophis em 2029.

“Apophis passará a apenas 38.000 quilômetros da Terra em abril de 2029, mais próximo do que os nossos satélites geoestacionários”, disse Farnocchia.

Com cerca de 340 metros de comprimento e devido à sua aproximação excepcionalmente próxima, Apophis será visível a olho nu, oferecendo uma rara oportunidade de observação pública de um asteroide.

Tanto Farnocchia quanto O’Neill reforçam que, embora a Terra seja atingida por aproximadamente 100 toneladas de material espacial todos os dias, a maior parte disso é poeira inofensiva. Impactos de objetos maiores e potencialmente perigosos são extremamente raros.

“No caso de um objeto do tamanho do 2025 OW, embora aproximações próximas aconteçam quase todo ano, um impacto real com a Terra só ocorreria, em média, a cada 10.000 anos”, observa Farnocchia.

A NASA segue monitorando objetos próximos da Terra por meio de seus programas de defesa planetária, mantendo a transparência com o público sobre quaisquer riscos potenciais, ao mesmo tempo em que ressalta que a maioria das manchetes sobre asteroides tende a ser mais sensacionalista do que preocupante.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas