segunda-feira, julho 14, 2025
spot_img
HomeNewsAlep recebe 750 demandas nas Assembleias Itinerantes

Alep recebe 750 demandas nas Assembleias Itinerantes

spot_img

Assembleia reforça interiorização e recebe 750 demandas no primeiro semestre de 2025
Foram nove edições no primeiro semestre e oito estão previstas até o fim do ano.

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) reforçou a interiorização no primeiro semestre com a Assembleia Itinerante, foram nove edições no primeiro semestre de 2025, e elas receberam 750 demandas, a expectativa é que com realização de outras oito, poderão chegar a duas mil até o final do ano.

O projeto da Assembleia Itinerante promove sessões especiais em municípios do interior para prefeituras e a sociedade organizada ou não, conversem com o legislativo e proponham soluções para os problemas das diversas regiões do Paraná.

O evento passou por Arapongas, Cascavel, Umuarama, Paranavaí, Telêmaco Borba, Londrina, Maringá, Campo Mourão e Jacarezinho.

O presidente da Assembleia, deputado estadual Alexandre Curi (PSD), ressaltou que a iniciativa já gerou resultados concretos. “Estamos colhendo frutos reais: investimentos, políticas públicas e proximidade. A Assembleia não é só de Curitiba, ela pertence a todo o Paraná e merece o espaço de protagonista no desenvolvimento do Estado”, afirmou.

Com mais de 5,7 mil demandas recebidas desde sua criação em 2023, a Assembleia Itinerante segue como uma das ações mais relevantes de descentralização do Legislativo estadual e deve alcançar novas regiões do Paraná no segundo semestre de 2025. Mais oito edições estão previstas ainda para este ano.

Nas nove edições realizadas até agora em 2025, entre as principais reivindicações destacam-se pedidos por investimentos em infraestrutura urbana e rural, saúde, educação, segurança pública, inovação tecnológica e logística. Diversas solicitações também vieram de universidades, como a UEM e a UEL, além de associações comerciais, sindicatos e organizações do terceiro setor. Os deputados catalogaram e encaminharam os pedidos, muitos dos quais já se transformaram em obras, projetos de lei ou emendas ao orçamento estadual.

Além da coleta de demandas, as sessões foram marcadas por homenagens a personalidades locais, valorizando lideranças comunitárias, representantes do agronegócio, educadores, empresários, religiosos e membros de entidades sociais.

Ampliação dos serviços

A Assembleia Itinerante também ampliou sua estrutura de serviços nas últimas edições. Em diversas cidades foram ofertados atendimentos do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e da Defensoria Pública, experiências de realidade virtual com óculos 3D e ciclos de palestras promovidos pela Escola do Legislativo sobre gestão pública, energia solar e inteligência artificial.

Leia também:

Indígena é decapitado com acusações de ser ligado ao PCC

Os castings mais bizarros em filmes baseados em jogos

Óbitos de Curitiba de 14 de julho de 2025

Leia também:

Indígena é decapitado com acusações de ser ligado ao PCC

Os castings mais bizarros em filmes baseados em jogos

Óbitos de Curitiba de 14 de julho de 2025

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas