sexta-feira, julho 4, 2025
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Paraná lança plano para cortar mortes no trânsito pela metade até 2030

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O governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) concluiu o Plano Estadual de Segurança no Trânsito (PETRANS-PR) 2025-2030, tornando-se o primeiro do país a finalizar a estratégia. A iniciativa busca aprimorar políticas públicas para reduzir acidentes e incentivar deslocamentos sustentáveis.

Em 2020, a taxa de óbitos nas vias foi de 21,7 a cada 100 mil habitantes. A meta é diminuir esse indicador para 10,8 até o final da década. O documento servirá como base para acompanhamento e ajustes contínuos.

Entre as medidas previstas estão modernização de vias, integração entre órgãos de segurança, saúde, educação e meio ambiente, além de reforço na gestão setorial. O projeto contém 30 objetivos e 115 iniciativas detalhadas.

A criação do plano mobilizou 35 instituições, incluindo secretarias, órgãos públicos e sociedade civil, sob coordenação do Detran-PR. Após dois anos de debates, a proposta foi aprovada em junho e aguarda homologação final.

O estado foi pioneiro na adesão ao Pnatrans em 2021. “Trata-se de uma política duradoura, não apenas um documento. Estamos priorizando vidas”, declarou Santin Roveda, presidente do Detran-PR. Ele destacou o esforço colaborativo e o papel de vanguarda do Paraná no tema.

METAS – O Petrans 2025-2030 também deve contribuir para o alcance das metas do Pnatrans, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3.6 – no Brasil, até 2030, reduzir pela metade as mortes e lesões por acidentes no trânsito) e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com base nos princípios da Visão Zero – estratégia pioneira na Suécia que considera inaceitável qualquer morte no trânsito – ele parte do entendimento de que segurança viária é um direito de todos e dever do Estado garanti-la.

Por isso, propõe uma perspectiva sistêmica com mudança de paradigma em relação à abordagem tradicional, utilizando uma nova forma de pensar a segurança viária baseada em sistemas seguros.

DIAGNÓSTICO – Os trabalhos de pesquisa para a elaboração do PETRANS chegaram a um diagnóstico aprofundado da realidade do trânsito no Paraná. Dados apontam que, entre 2010 e 2024, a taxa de motorização no Estado saltou de 48 para 73 veículos por 100 habitantes, um crescimento de 51,2% na frota ativa.

No mesmo período, houve queda de 24% na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), com destaque para o crescimento de 54,3% no número de habilitações femininas por 100 mil habitantes. Também é destaque a alta taxa de mortalidade por lesões no trânsito no conjunto de municípios com menos de 20 mil habitantes, que representam 21% da população estadual, concentrando 29% das mortes por esta causa no ano de 2023.

Já municípios com mais de 100 mil moradores abarcam 55% da população estadual e 42% dos óbitos por lesões de trânsito. As faixas etárias mais afetadas são jovens entre 20 e 29 anos (21% das mortes em 2023) e idosos com 60 anos ou mais.

Conforme as médias consolidadas entre rodovias estaduais e federais, o custo médio por sinistro é de aproximadamente R$ 107 mil, enquanto o custo médio com feridos chega a R$ 159 mil e, nos casos de óbitos, fica em torno de R$ 1 milhão. Em 2023, as lesões de trânsito geraram um custo de mais de R$ 20 milhões em internações no Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Já em 2024, o valor ficou acima de R$ 18 milhões, dos quais mais de R$ 10 milhões foram de internações por lesões de trânsito envolvendo motocicletas.

De acordo com o Pnatrans, o Paraná apresenta desafios comuns a outras regiões do Brasil, como o elevado número de sinistros em rodovias e áreas urbanas relacionados a excesso de velocidade, consumo de álcool e desrespeito às leis de trânsito. O Plano Estadual representa, assim, compromisso com a preservação da vida e seu êxito depende de engajamento coletivo, o que inclui estado, instituições e, especialmente, os cidadãos. 

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