sexta-feira, junho 27, 2025
spot_img
HomePolíticaAssembleia atende quase 4 mil pessoas na Rua da Cidadania

Assembleia atende quase 4 mil pessoas na Rua da Cidadania

spot_img

A segunda edição do programa Assembleia nos Bairros aconteceu nesta quarta-feira, dia 26, na Rua da Cidadania da Fazendinha, região administrativa do Portão, e somou cerca de 4 mil atendimentos ao público em serviços públicos, atividades culturais e ações comunitárias. Organizada pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com a Prefeitura de Curitiba, a iniciativa tem como objetivo levar o Poder Legislativo para mais perto dos moradores dos bairros da capital paranaense.

Entre os serviços mais requisitados estiveram os do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que realizou 59 atendimentos, entre revisões cadastrais, transferências de domicílio eleitoral e emissões de novos títulos. A Defensoria Pública do Estado também teve participação significativa, com 35 atendimentos jurídicos em áreas como direito de família, sucessões, registros públicos, infância e juventude, violência doméstica, área criminal e execução penal. A Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa marcou presença com ações de acolhimento e orientações ao público.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente distribuiu mil mudas de árvores, incluindo espécies de araucária, e realizou 123 atendimentos em uma oficina de compostagem. Também promoveu exposições educativas com animais empalhados da Mata Atlântica, maquetes de rios, jogos pedagógicos e uma mostra do chamado Museu do Lixo.

O Armazém da Família, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, registrou 185 atendimentos, com destaque para a Semana da Economia. Foram desenvolvidas atividades relacionadas à alimentação saudável, hortas urbanas, produção de mel em jardins e arrecadação de mantimentos para o Banco de Alimentos.

Outras iniciativas, como o programa E-Cidadão e ações de orientação sobre fauna silvestre, tiveram 15 participações. A administração regional da Fazendinha/Portão prestou 220 orientações, enquanto o projeto ABC Trânsito somou 47 atendimentos. A Fundação Cultural de Curitiba registrou 56 atendimentos com a divulgação de cursos e eventos da Casa da Leitura.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação contabilizou 70 atendimentos com informações sobre a Carteira de Trabalho Digital, acesso à conta Gov.br, o SINE Móvel, o benefício da Tarifa Zero no transporte público e cursos de capacitação.

O público infantil também foi contemplado, com 150 atendimentos em brinquedos, jogos e atividades lúdicas. O SESC do Paraná levou espaços recreativos e somou 80 atendimentos, enquanto o SENAC do estado prestou 110 atendimentos oferecendo cortes de cabelo, massagens e outros serviços de bem-estar.

Outros destaques foram os atendimentos do Fala Curitiba Móvel, com 20 registros, o Ministério Público do Paraná com 21 orientações e a Polícia Militar que realizou 83 ações com pintura facial infantil e 94 orientações por meio da Patrulha Maria da Penha. O Corpo de Bombeiros do estado promoveu 70 ações educativas e informativas.

Na área da saúde, a Secretaria Municipal aplicou 100 doses de vacina contra a gripe, forneceu 80 orientações sobre o aplicativo Saúde Já e promoveu atividades educativas como exposição de maquete sobre o ciclo da dengue, presença do personagem Zé Gotinha, um jogo temático chamado Trilha da Dengue e orientações sobre cuidados com a saúde bucal. Agentes de endemias também participaram com ações preventivas.

Entre os serviços públicos essenciais, a Sanepar e a Copel atenderam, respectivamente, 12 e 8 cidadãos. A Companhia de Habitação de Curitiba ofereceu 80 orientações na área habitacional, enquanto a Agência Curitiba realizou 12 atendimentos para microempreendedores. O Grupo de Operações com Cães da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito atraiu grande público, com 230 atendimentos.

A unidade móvel da URBS registrou 97 atendimentos referentes a cartões transporte, incluindo emissões de primeira via, bloqueios, desbloqueios e alterações de limites. A Fundação de Ação Social somou 95 atendimentos com informações sobre benefícios sociais, Cadastro Único, oficinas e campanhas, como a do agasalho.

O Conselho Tutelar realizou 12 atendimentos voltados à prevenção do trabalho infantil e a Secretaria Municipal da Educação atendeu 93 pessoas, fornecendo informações sobre o programa de Educação de Jovens e Adultos, promovendo atividades sensoriais infantis e a participação da Guarda Mirim.

A Junta de Serviço Militar prestou 10 atendimentos com orientações sobre alistamento e acesso a processos online. A Assembleia Legislativa também montou um estande informativo sobre o próprio programa Assembleia nos Bairros.

No campo psicossocial, o grupo Alcoólicos Anônimos registrou 13 atendimentos e o Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo ofereceu 315 atendimentos com informações sobre os serviços oferecidos pela instituição.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba realizou 125 atendimentos, enquanto o Instituto Municipal de Turismo, com o projeto Carrinho Smart Moov, atendeu 5 pessoas. Também participaram o Centro Cultural Nossa Ginga, com 35 atendimentos, a Associação Amafemo Juventude no Futebol, com 29 registros, e a ONG Caminho o Renascer, com 58.

O evento teve ainda a presença de líderes comunitários e representantes de diversos segmentos culturais e sociais, como a Miss Universe Curitiba 2025, Marielly Beatriz, membros da escola de samba Mocidade Azul, o padre André Bienarski e o pastor Isaías, reforçando o sentimento de pertencimento e o envolvimento da comunidade local.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas