sexta-feira, julho 25, 2025
spot_img
HomePolíticaALEP está de olho em um Paraná com práticas ambientais mais sustentáveis

ALEP está de olho em um Paraná com práticas ambientais mais sustentáveis

spot_img

Pela primeira vez, a Assembleia Legislativa do Paraná participou de um diálogo direto com representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade internacional que reúne as maiores economias do mundo. O Paraná é atualmente o único estado do Brasil com uma parceria ativa com essa organização no que se refere ao avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pelas Nações Unidas, e também da agenda ESG, sigla que representa boas práticas ambientais, sociais e de governança.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, enfatizou a relevância da atuação do Poder Legislativo nesse processo, afirmando que é a primeira vez que a Assembleia participa diretamente de ações que visam o fortalecimento da pauta do desenvolvimento sustentável. Ele destacou que, por meio do Plano de Ação Estratégica, a sustentabilidade passou a fazer parte da rotina da Casa e que os princípios da agenda ESG foram incorporados às práticas institucionais da Assembleia.

Em uma interação por videoconferência com a missão da OCDE, responsável pela elaboração de um novo relatório sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da agenda ESG no Paraná, o deputado reafirmou o papel de liderança do estado nesse cenário. Segundo ele, o Paraná é hoje o estado mais sustentável do país e adota uma estratégia de desenvolvimento que coloca a sustentabilidade como elemento central.

Ele mencionou o trabalho conduzido pela Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social, sob a liderança de Keli Guimarães, e reforçou que a atual gestão da mesa diretora tem como meta transformar o Poder Legislativo em um exemplo prático de sustentabilidade. A intenção, segundo ele, é inspirar outras esferas do setor público e também o setor privado a seguirem esse caminho, mostrando que a responsabilidade socioambiental vai além da elaboração de leis e deve estar presente nas ações cotidianas da instituição.

O deputado lembrou ainda que a Assembleia Legislativa do Paraná possui o Selo Diamante de Transparência e que devolve 41% do seu orçamento anual ao Tesouro do Estado, o que demonstra o compromisso com uma gestão responsável dos recursos públicos e com a melhoria da infraestrutura dos municípios paranaenses. Ele concluiu destacando que, unidos por um objetivo comum, todos seguem empenhados em consolidar o Paraná como uma referência nacional em sustentabilidade, inovação no setor público e governança eficiente.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Mais Lidas