As obras na Ponte de Guaratuba, no litoral paranaense, atingiram 60% de conclusão em maio, conforme balanço técnico divulgado recentemente pela construtora e as previsões otimistas apontam que a ligação entre Matinhos e Guaratuba pode ser finalizada antes do final de março.
O cronograma de obras mostra a eficiência do governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e quando concluída fatalmente será utilizada como um cartão de visitas junto ao eleitorado para emplacar a candidatura do PSD em outubro do próximo ano, tanto à presidência como para o Palácio Iguaçu.
Três nomes disputam a sucessão de Ratinho Junior dentro do PSD: o vice-governador Darci Piana, o deputado estadual Alexandre Curi e o secretário das Cidades, Guto Silva.
A estrutura integra a rodovia PR-412 e abrange um trecho de 3,07 quilômetros.
A obra contempla acessos em ambos os lados, com 940 metros no sentido Guaratuba e 880 metros na direção Matinhos.
Em maio, houve a continuidade na execução das estacas do trecho pré-moldado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas, a execução das travessas do trecho pré-moldado, das aduelas de disparo dos apoios 4 e 5, bem como das lajes do trecho pré-moldado.
Para infraestrutura da ponte, até o momento, foi alcançada a marca de 50 estacas concretadas. São 17 estacas concluídas do trecho estaiado e 33 do trecho pré-moldado. Ao total, são 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, há o acumulado de 12 travessas finalizadas. Já na superestrutura, teve continuidade a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês de maio com o acumulado de 95 estruturas fabricadas e 80 lançadas nas travessas (50%).
No trecho pré-moldado, teve continuidade o lançamento das placas pré-moldadas de concreto, também conhecidas como pré-lajes, sobre as vigas longarinas, onde posteriormente servem de forma para consolidação da laje.
No mês de maio, finalizou-se o acumulado de nove lajes do tabuleiro, de um total de 20 vãos previstos no trecho pré-moldado da ponte. O trecho estaiado compreende ainda três vãos adicionais, totalizando 23 vãos ao longo de toda a ponte.
A superestrutura em trecho pré-moldado é composta por vigas longarinas e pré-lajes fabricadas fora de sua posição final, geralmente no canteiro de obras ou por empresas especializadas.
Esses elementos, os quais são classificados como estruturas de concreto pré-moldado, são transportados e posicionados sobre os apoios da ponte. Inicialmente, as vigas longarinas são lançadas sobre as travessas, que posteriormente recebem as pré-lajes.
Estas funcionam como um sistema de forma, dispensando o uso de escoramento tradicional.
E após o posicionamento das pré-lajes, realizam-se a colocação das armaduras e a concretagem da laje.
Após a concretagem, a laje então recebe o revestimento do pavimento, que será destinada ao tráfego de veículos.