A Defesa Civil alerta para tempestades e ventos fortes entre terça (27) e quarta-feira (28) em todo o estado. Rajadas podem ultrapassar 70 km/h, especialmente no Oeste, avançando para outras áreas.
Após a passagem da frente fria, uma massa polar derrubará os termômetros. Entre quinta (29) e sexta (30), regiões como Sudoeste, Centro e Grande Curitiba podem registrar mínimas abaixo de zero, com formação de gelo.
No Norte, as marcas ficarão próximas de 5°C, com chance de geada fraca. Autoridades municipais receberam protocolos de prevenção para minimizar impactos.
Moradores devem se cadastrar em sistemas de alerta via WhatsApp, Telegram ou SMS. Em situações de risco, a orientação é procurar abrigo e acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil local (199).
O frio intenso deve persistir até o próximo terça-feira, exigindo cuidados com populações vulneráveis.
FRIO – Na quinta-feira (29) os recordes de temperatura mínima para o ano devem ocorrer em todo o Estado. As mínimas vão variar entre 3°C e 7°C desde o Norte Pioneiro até o Noroeste do Estado, e também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Oeste.
Já no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as mínimas ficam próximas de 0°C, podendo pontualmente ficar negativas. O frio será ainda mais intenso na sexta-feira, principalmente na RMC, no Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. Na RMC temperatura deve chegar a 1°C, mas nas outras três regiões podem ocorrer temperaturas negativas, pontualmente.
A previsão fica mais precisa quanto mais próxima da data verificada.
Por conta disso, o Simepar recomenda que todos acompanhem o Alerta Geada, na página inicial do site do Simepar, que traz as informações sobre locais e intensidade de geada com 72 horas de antecedência em todo o Paraná.
O Alerta Geada é um serviço realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Secretaria da Agricultura e de Abastecimento (SEAB).