O presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), Alexandre Curi (PSD) aderiu a mobilização da sociedade para proteger crianças e adolescentes de qualquer forma de abuso e exploração sexual e reforçou a campanha “Pra Toda a Vida – Violência Não Pode Marcar o Futuro das Crianças”, liderada pelo Hospital Pequeno Príncipe, que busca estimular denúncias de crimes envolvendo crianças.
“Estamos chegando à reta final do Maio Laranja, mês de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Mas essa é uma causa que precisa do nosso olhar e da nossa ação todos os dias”, afirmou Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. “Todos precisamos ser uma voz a favor da infância e contra a violência”.
De acordo com o Hospital Pequeno Príncipe, em 2024 foram atendidas 720 crianças vítimas de maus-tratos, sendo que em 420 casos havia suspeita de abuso sexual. Do total de atendimentos, 474 envolveram crianças de zero a seis anos. Em 73% dos casos, o agressor era alguém da própria família.
Canais de denúncia – No Brasil, 200 meninas e meninos são agredidos por dia, com o agravamento de casos envolvendo internet e cyberbullying. Além disso, a cada oito minutos, uma criança é vítima de abuso sexual.
A campanha “Pra Toda a Vida” estimula a denúncia de qualquer suspeita de abuso pelos números oficiais — 156 (Curitiba), 181 (Paraná) e 100 (nacional) — e orienta que as informações também sejam compartilhadas nas redes sociais, ampliando a conscientização. (Assessoria)