A eleição se aproxima e os futuros candidatos já estão articulando disputar a sucessão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), na eleição de quatro de outubro, o secretário das Cidades, Guto Silva, pode estar pensando neste momento quem seria o vice ideal dele para a disputa de 2026.
Claro, o primeiro nome dele seria o do presidente da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), o deputado estadual Alexandre Curi (PSD).
No PSD tem ainda outros nomes aparecendo e com potencial, como o deputado estadual Gugu Bueno (PSD), com base eleitoral em Cascavel, ou Cloara Pinheiro (PSD), em Londrina.
Outro nome que Guto Silva poderia analisar seria o de Paulo Martins (PL), vice-prefeito de Curitiba, principalmente devido a ligação entre o PSD de Ratinho Junior e o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Se o senador Sergio Moro (UB) não emplacar a candidatura, um nome a ser pensado é o de Ney Leprevost, deputado estadual que tem base eleitoral em Curitiba.
No Progressistas abriria janela para a segunda secretaria Maria Victoria (PP) ou a ex-governadora Cida Borghetti (PP).
Um último nome seria o vice-presidente do MDB, Renato Adur, que vem batendo perna pelo Paraná para também entrar na corrida pela chave do Palácio Iguaçu.
O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca não vem sendo analisado, devido a extravagância dele e a mania de interferência que mais prejudica do que ajuda.