A 14ª edição do Olhar de Cinema, um dos principais eventos cinematográficos do país, ocorrerá entre 11 e 19 de junho. Destaque para a mostra Pequenos Olhares, que exibirá oito curtas e um longa-metragem voltados ao público infantil. As produções serão apresentadas nos dias 14 e 15, no Cine Passeio e no Teatro da Vila.
No Teatro da Vila, localizado no CIC, as sessões terão acesso gratuito. Já no Cine Passeio, os ingressos custam R$ 16 (inteira) R$ 8 (meia). O longa Dentro da Caixinha – Mundo de Papel (Brasil, 2025) terá exibição separada dos curtas, que serão divididos em duas sessões distintas.
No dia 17, alunos da rede municipal assistirão aos curtas em horários matutinos e vespertinos, sem custo. O festival recebeu mais de 500 inscrições este ano, selecionando 80 teses para exibição. A programação completa está disponível no site oficial.
Esta edição marca a primeira vez que o evento inclui uma mostra competitiva exclusiva para filmes latino-americanos. Além disso, debates com diretores e workshops serão realizados paralelamente às projeções. O Olhar de Cinema consolida-se como plataforma para novas produções independentes.
Mostra Pequenos Olhares
PRIMEIRA SELEÇÃO DE CURTAS
Dia 14/6, às 11h
Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
Dia 15/6, às 15h30
Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)
A Lenda de Zamu (Brasil, 2025) – 5 minutos
Monstros existem ou não? E se eles existem, quem é que sabe contar suas histórias? Porque, talvez, essas criaturas não sejam exatamente monstros, mas sim guardiões para quem precisa de ajuda. O que começa como uma brincadeira entre dois amigos que vivem em um farol no meio do mar se transforma em uma briga por quem vai contar a história de perigosas navegações.
A Viagem de Tetê (Brasil, 2024) – 10 minutos
Tetê, uma teta cheia de leite para dar, e Jojô, um bebê com sede de leite, vivem aventuras juntos. Conforme o tempo passa, criam intimidade e uma relação cada vez mais inseparável, mas, em algum momento, Tetê e Jojô vão precisar se despedir.
No Início do Mundo (Brasil, 2024) – 7 minutos
Avó e neta vivem alegres e conectadas com a natureza em seu quintal, compartilhando saberes e memórias. Quando a avó subitamente adoece, a neta encontra calma e coragem ao se voltar às histórias inspiradoras de mulheres fortes.
Rosetta (Brasil, 2024) – 7 minutos
Em meio à magia do circo e do amor de seus pais, Rosetta cresceu sonhando em se tornar uma palhaça. Na noite da sua primeira apresentação em público algumas coisas não saem como o esperado, mas Rosetta, muito determinada, não desiste de seu sonho.
Abraços (Brasil, 2025) – 10 minutos
Nesta animação, Nanai é uma menina de 6 anos que, ao acordar, percebe que sua mãe está preocupada com algo que ela não consegue compreender. Com vontade de alterar esta situação, ela busca no universo onírico dos seus sonhos, mensagens e abraços que fazem as duas, mãe e filha, encararem a realidade com mais carinho.
SEGUNDA SELEÇÃO DE CURTAS
Dia 14/6, às 15h30
Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)
Dia 15/6, às 10h30
Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
Mahuru (Brasil, 2025) – 12 minutos
Mahuru, uma jovem indígena, é selecionada para simbolizar a paz em sua ilha. Durante rituais ancestrais e grandes decisões, ela enfrenta o desafio de seguir seu próprio coração em busca de liberdade e do direito de amar.
Três Vírgula Catorze (Portugal, 2024) – 11 minutos
Essa animação portuguesa cria uma alegoria infantil para examinar o universo interno de crianças diagnosticadas com TDAH.
Um Monstro e Meia (Brasil, 2024) – 22 minutos
O melhor amigo de Lola precisa se mudar e essa despedida não está sendo fácil pra ela. Frustrada, Lola vai se isolando da mãe e tirando notas baixas na escola. Enquanto isso, Tufo, um monstro que vive dentro do quarto dela, secretamente vai roubando suas meias da gaveta. Até que, um dia, Lola tem o inesperado encontro com Tufo e partir daí muita coisa começa a se transformar na vida dela.
LONGA-METRAGEM
Dia 14/6, às 10h30
Cine Passeio (Rua Riachuelo, 410 – Centro)
Dia 15/6, às 17h30
Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)
Dentro da Caixinha – Mundo de Papel (Brasil, 2025) 83 Minutos
Hospitalizado, o pequeno Lúcio recebe a visita da avó Neusa, uma simpática senhora dona de caixinhas capazes de levar as crianças para um mundo mágico. Nesta continuação da saga Dentro da Caixinha, o diretor Guilherme Reis transporta os protagonistas para o fantástico Sertão da Memória. A presença das crianças neste esquecido mundo das cantigas, habitado por personagens da cultura popular, é amada, mas desperta, em seus habitantes, o desejo que nossos amigos fiquem para sempre dentro da caixinha. Conseguirão retornar para casa?