As intervenções no Eixo Monumental de Maringá, principal cartão-postal da cidade no Noroeste do Paraná, seguem com 65% das obras já executadas. O projeto, financiado pelo governo e prefeitura Municipal com investimento total de R$ 50,9 milhões, vai revitalizar o entorno da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória e transformar o espaço urbano.
Desse montante, R$ 20 milhões foram aportados pelo Governo do Estado através do Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades (Secid), sendo o restante investido pela administração municipal.
A obra está sendo executada em sete trechos distintos, com frentes de trabalho atualmente concentradas na Praça da Catedral, Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura) e Vila Olímpica.
O projeto de requalificação urbana prioriza a melhoria da convivência e ocupação dos espaços públicos, com ampliação do fluxo de pedestres através de acessibilidade universal, incluindo o nivelamento entre a Praça da Catedral, Avenida Tiradentes e Praça Renato Celidônio.
A intervenção compreende ainda a implantação de novo sistema de drenagem pluvial, modernização das instalações hidráulicas e redes elétricas, atualização da rede de telecomunicações, além da implementação de nova sinalização viária e iluminação pública.
O projeto contempla também a instalação de mobiliário urbano, quiosques e coberturas, completando-se com um paisagismo integrado que valorizará todo o conjunto.
“Estamos transformando o grande símbolo de Maringá, que carecia urgentemente desta reurbanização”, destacou o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva.
“Com dois terços da obra já executados, em breve entregaremos à comunidade um espaço totalmente revitalizado, integrando a cidade e dando nova identidade ao centro de Maringá, desde o Estádio Willie Davids até a Catedral”.
O secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, ressaltou que a obra exemplifica os benefícios de um planejamento urbano estratégico: “Um plano diretor bem executado transforma espaços urbanos, impulsiona o desenvolvimento econômico e social, e fortalece o potencial turístico, construindo cidades mais prósperas e com melhor qualidade de vida”.
Segundo cronograma da Secretaria Municipal de Obras, a conclusão total do projeto está prevista para 30 de outubro, quando Maringá ganhará o Eixo Monumental completamente renovado e acessível, pronto para receber moradores e turistas.