Um jovem de 21 anos foi detido em flagrante pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR) em Ponta Grossa, por disseminar conteúdo neonazista e manter arsenal irregular, além de incentivar o discurso de ódio e possuir equipamentos que poderiam ser utilizados em ações violentas.
Os policiais encontraram nos imóveis vistoriados no bairro Uvaranas artefatos como distintivos com símbolos do Terceiro Reich, fotografias históricas do regime alemão, equipamentos de proteção balística e dispositivos que simulam armamentos.
Peritos analisam computadores e celulares para verificar conexões com células radicais em outras localidades.
Conforme apurou a autoridade policial responsável pelo caso, o acusado mantinha atividade digital ativa em fóruns clandestinos, onde compartilhava manuais de combate e glorificava episódios de violência extrema ocorridos em diversos países.
“Identificamos planos detalhados para execução de crimes contra a coletividade, com indícios de que pretendia registrar as ações”, declarou o delegado Derick Moura.
Além dos artigos que violam a legislação antidiscriminatória, foram localizados projéteis de calibre permitido, porém em quantidade incompatível com uso esportivo.
O detido responderá pelos crimes previstos na legislação penal e permanecerá sob custódia enquanto as apurações continuam para desarticular possíveis redes de apoio.
A Secretaria de Segurança Pública reforçou o compromisso de combater organizações que promovam intolerância no território paranaense.