A decadência tática e técnica do Coritiba pode ser entendido na derrota para a Ferroviária, de virada, em Araraquara, por 2 a 1, na abertura da sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, o Coritiba, a exemplo do Athletico, utilizam esquemas que deixam o jogo sonolento, com bolas em excesso para os lados, trocas inúteis de passes entre a defesa e o meio e manjado pelos adversários, sem criatividade.
Mais uma vez o Coritiba deixou escapar a liderança, saiu do G-4 e caiu para a quinta colocação, com 10 pontos ganhos e poderá se afundar no meio da tabela ou parte debaixo com combinações de resultados.
A equipe alviverde mostrou superioridade nos primeiros 45 minutos. Aos 17, Gustavo Coutinho abriu o marcador após jogada coletiva que começou com recuperação de bola no meio-campo. O atacante finalizou com precisão após corta-luz de Josué, demonstrando o bom momento da dupla ofensiva. O mesmo Josué quase marcou o segundo gol antes do intervalo, mas Alex Silva desperdiçou oportunidade clara.
A reação arlequina começou a tomar forma ainda no primeiro tempo, quando Carlão acertou a trave aos 19 minutos. Na etapa complementar, a pressão aumentou: Juninho também bateu no madeiro antes de Carlão, principal nome da partida, assumir o protagonismo. O camisa nove primeiro empatou com um chute da entrada da área e depois decidiu a partida, com cabeçada certeira após cruzamento pela direita.
A derrota interrompe a sequência positiva do time de Mozart, que vinha de três jogos sem perder na competição. A Ferroviária, por sua vez, alcança sua terceira vitória consecutiva e se aproxima da zona de classificação para a próxima fase.
O Coritiba volta a campo na próxima terça-feira (6), quando visita o CRB em Maceió, enquanto os paulistas recebem o Avaí na quarta (7).
Ficha técnica
Ferroviária 2 x 1 Coritiba
Ferroviária: Dênis Júnior; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Maycon e Eric Melo (Zé Mário); Ricardinho (Tarik) e Netinho; Juninho (Igor Bolt), Alencar (Thiago Lopes), Ian Luccas (Albano); Carlão. Técnico: Vinicius Bergantin
Coritiba: Pedro Rangel; Alex Silva, Guilherme Aquino, Bruno Melo e Zeca; Filipe Machado (De Pena) e Sebá Gómez; Wallisson (Vini Paulista), Josué (Geovane) e Lucas Ronier (Ruan Assis); Gustavo Coutinho (Junior Brumado). Técnico: Mozart
Gols: Gustavo Coutinho (18-1º), Carlão (18-2º), Carlão (37-2º)
Cartões amarelos: Josué, Eric Melo, Lucas Ronier, Lucas Rodrigues, Bruno Melo, Guilherme Aquino, Wallisson
Árbitro: Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Leia também: