Saturday, May 3, 2025
spot_img
spot_img
HomeComidaCientistas apostam na versatilidade do pistache

Cientistas apostam na versatilidade do pistache

spot_img

Pesquisadores estão analisando mais profundamente os pistaches para garantir que essa cultura de alto valor econômico tenha um futuro promissor. Uma equipe de cientistas conseguiu examinar o DNA da noz e criar uma sequência genômica muito mais detalhada, o que pode facilitar o cultivo de variedades mais nutritivas e resistentes, além de auxiliar no manejo das plantações.

Antes desta pesquisa, o sequenciamento de DNA de pistaches era limitado e de baixa qualidade. As mudanças climáticas motivaram os cientistas a agir, já que as árvores de pistache exigem invernos frios para florescer adequadamente e são cultivadas por até 50 anos. Com o aumento das temperaturas, os produtores enfrentam perdas cada vez maiores.

Os pesquisadores mapearam com sucesso a variedade Kerman, um dos mais comuns tipos de pistache. “A melhoria na precisão do novo genoma de referência é como passar de um mapa desenhado à mão para uma imagem de satélite de alta resolução”, explicou um dos autores principais do estudo. Com o sequenciamento aprimorado, a equipe descobriu informações valiosas sobre o cultivo, identificando quatro estágios distintos no período de crescimento de sete meses dos pistaches, o que pode ajudar os agricultores a tomar melhores decisões sobre irrigação e outras práticas agrícolas.

O estudo também revelou como nutrientes como proteínas e gorduras insaturadas se desenvolvem nos pistaches através de seus genes e vias metabólicas. “Estamos obtendo informações sobre como essas características nutricionais são formadas e como podemos melhorá-las do ponto de vista de manejo”, destacou uma das pesquisadoras.

Esta pesquisa se soma a outros trabalhos científicos que buscam fortalecer cultivos agrícolas, desenvolvendo variedades mais resistentes a condições climáticas extremas e mais nutritivas para os consumidores. À medida que o mundo enfrenta recordes de temperatura e eventos climáticos extremos, essas soluções ajudarão os agricultores a superar futuros desafios.

Os cientistas acreditam que as descobertas podem ajudar no desenvolvimento de pistaches mais nutritivos, além de proporcionar um melhor entendimento sobre o crescimento dessas plantas, permitindo que os agricultores evitem problemas como pragas e infecções por fungos enquanto aprimoram suas estratégias de colheita.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img

Most Popular

Recent Comments