O Paraná se destacou como o estado com o melhor desempenho econômico do Brasil em fevereiro de 2025, registrando crescimento de 8,1% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central. O resultado, calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), representa o dobro da média nacional, que ficou em 4,1%.
O estado superou outros importantes polos econômicos: Goiás (6,6%), Santa Catarina (5,8%) e Pará (4,2%) completam o pódio, enquanto São Paulo (3,5%) e Minas Gerais (2,7%) ficaram abaixo da média brasileira. Na contramão, Rio de Janeiro (-0,1%), Rio Grande do Sul (-1%) e Pernambuco (-1,1%) apresentaram queda na atividade econômica.
O IBCR, que analisa dados de produção industrial, comércio, serviços e agropecuária em 12 unidades federativas, serve como termômetro antecipado do PIB. Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os números confirmam a trajetória de sucesso: “Nos últimos seis anos, praticamente dobramos nosso PIB, nos consolidando como quarta economia nacional”.
O desempenho recorde do Paraná reflete as políticas estaduais de estímulo aos investimentos privados. “Temos priorizado a desburocratização, incentivos fiscais estratégicos e investimentos maciços em infraestrutura”, explicou Ulisses Maia, secretário de Planejamento. Essas medidas renderam frutos imediatos: em fevereiro, o estado bateu recorde histórico na geração de empregos, com quase 40 mil novas vagas, além de liderar o crescimento do turismo e figurar como segundo colocado no desempenho industrial.
Leia também: Rua XV é tomada pelos curitibanos para o Domingo no Centro